Horário de Verão

Uma hora a mais de sol

 
O horário de verão vai ter início à meia-noite do dia 17/10, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste onde os relógios devem ser adiantados em uma hora. De acordo com o decreto presidencial número 6558/2008, de 08/09/2008, o horário de verão deve começar sempre no terceiro domingo de outubro.

O horário de verão existe nos países do Hemisfério Norte no período de Março a Outubro e nos do Hemisfério Sul de Outubro a Março. Grande parte da Europa, dos Estados Unidos, a Rússia, a Austrália, a Nova Zelândia, o Chile, o Paraguai e o Uruguai são participantes nessa mudança de horário.

A proposta do horário especial é economizar energia, segundo informações do Ministério de Minas e Energia: “A mudança de comportamento dos consumidores associado com o retardo do início da utilização da iluminação pública reduz a coincidência do consumo de energia elétrica acarretando queda do consumo nos horários de pico no Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

O horário de Verão, com duração de quatro meses, vai terminar em 20 de fevereiro de 2011, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

Imagem: Chandra Santos // Pôr do Sol em São Conrado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!