Clipe de Domingo

Chão de estrelas


A música ''Chão de estrelas'', de autoria dos compositores Silvio Caldas e Orestes Barbosa, é um dos maiores sucessos da MPB. Escrita em 1937, a canção foi regravada pela banda Mutantes em 1970.  
Segundo informações presentes na Wikipedia: "Em março de 1970, foi lançado (o álbum) 'A divina comédia ou Ando meio desligado', considerado um marco na carreira do grupo, que tenta se distanciar do tropicalismo e abraçar de vez o rock. O maior destaque do LP foi a canção-título "Ando Meio Desligado" (de Arnaldo, Sérgio e Rita). Outro destaque fica por conta da regravação de "Chão de Estrelas" (de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa), que foi muito criticada pelos críticos e puristas daquela época."
A banda de rock Mutantes nasceu em São Paulo, em 1966.  O grupo fez parte do movimento de contracultura Tropicalia e foi o primeiro a mesclar rock e cultura brasileira. Conhecida pela irreverência, o grupo se envolveu em algumas confusões ao longo da carreira. A Wikipedia cita um deles:
"Foi durante a conturbada temporada na boate carioca  Sucata, que ocorreu o famoso incidente da bandeira nacional, que, supostamente, fora desrespeitada, no entender dos militares que governavam o Brasil naquela época. Durante o espetáculo, foi pendurada no cenário do espetáculo uma bandeira, obra do artista plástico Hélio Oiticica, com a inscrição "Seja Marginal, Seja Herói", com a imagem de um traficante famoso naquela época, o Cara-de-Cavalo, que havia sido assassinado violentamente pela polícia. Os militares alegaram ainda que Caetano (Veloso) teria cantado o Hino Nacional inserindo versos ofensivos às Forças Armadas. Isto tudo serviria de pretexto político para que os militares suspendessem a apresentação, prendessem Caetano e (Gilberto) Gil e, posteriormente, soltos e exilados no Reino Unido. O episódio é considerado como o fim do movimento vanguardista (Tropicália).''

 
Confira o playlist de sucessos de Sílvio Caldas, aqui.

Formado por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais), o grupo também contou com a participação dos músicos Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!