Carnaval, por chandra santos

Carnaval pelo mundo


Originário da Europa o Carnaval se espalhou pelo mundo. Veja aqui como os outros países comemoram a data.

Reino Unido


É comemorado no mesmo período que o Carnaval brasileiro e recebe o nome de Shroveitide (Shrive significa confessar ‘pecados’).

Estados Unidos

Durante a terça-feira gorda (Mardi Grass) vários estados celebram o carnaval - sendo New Orleans o principal, com desfile de 50 agremiações pelas ruas.

 Alemanha

As festividades acontecem nos centros urbanos, na Floresta Negra e nos Alpes. Na cidade de Bonn, há desfiles de fantasias.

Veneza

Era um dos carnavais mais famosos do mundo. Durante o Carnaval eram realizados bailes e festas nas praças e ruas da cidade. As mascáras de Veneza tornaram-se símbolo da festa. Porém, a tradição acabou enfraquecendo e hoje quase não há comemorações na rua.
 
França
 
A festa acontece durante o inverno. Assim como nos Estados Unidos, seu auge é na "terça-feira gorda" quando o Rei Momo é queimado. O visual engloba fantasias variadas e máscaras ou pinturas nas faces. Três cidades possuem carnavais famosos: Dunkerque, no norte, o de Limoux e o de Nice, no sul. De acordo com o site Brasil Escola:
"O de Dunkerque começou por volta dos anos 1550 e tem como mito a figura de Reuze, um gigante que seria, originariamente, a representação de Allowyn, chefe militar originário da Escandinávia. Ninguém pode confirmar essa teoria. Entretanto, a partir de 1750, começaram a aparecer documentos dizendo que esse gigante, era casado e tinha filhos. E, até hoje, enormes bonecos desfilam durante o carnaval pelas principais ruas da cidade. Em Limoux, os fantasiados interagem com os espectadores, numa comédia improvisada, comumente em língua occitana. É considerado um carnaval de excessos, de transgressões, com vinho, obscenidades, sátiras, pierrôs multicolores em estilo veneziano; o encontro de Dionísio com Gargantua, do mundo greco-romano com o gaulês. A arte da atualidade e da sátira é o que caracteriza o carnaval de Nice. Sua Majestade, o Carnaval, é levado até a praça de Masséna, na “Velha Nice”, por estudantes da cidade, que o queimam na última noite, em uma fogueira instalada no mar, ou na praia. Há uma batalha de flores vista como uma versão sublimada da desordem carnavalesca. As flores, as fontes econômicas locais e os produtos emblemáticos são a singularidade desse carnaval, tornando-o célebre."
Japão
 
O Matsuri é o carnaval nipônico. Ele acontece durante o verão (julho a agosto) nas ruas de várias cidades. Lá também há carros alegóricos (que carregam figuras mitológicas), fantasias e comidas típicas. O Tanabata Matsuri acontece em Hiratsuka, na província de Kanagawa. Lá mais de 3 milhões de pessoas se reúnem para celebrar o Carnaval. Já o Nebuta Matsuri, que acontece na província de Aomori, é famoso pelos seus bonecos gigantes, de até oito metros de altura, conduzidos em carros alegóricos pelas ruas.

Chile
 
O Carnaval Cultural acontece entre o Natal e o Ano Novo no porto e nas principais ruas de Valparaíso. Companhias de teatro e dança, pintores, músicos, cineastas, cozinheiros, fotógrafos e folcloristas juntam-se a milhares de pessoas nas ruas.  Há passagem de blocos carnavalescos  que homenageiam diferentes cidades do mundo.
 
Imagem: Divulgação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!