Por dentro do Museu Imperial

Carta escrita em 1889 pelo conde d’Eu é doada ao Museu



O Museu Imperial acaba de receber uma importante doação para seu Arquivo Histórico: uma carta escrita em 17 de novembro de 1889 (dois dias após a Proclamação da República) pelo conde d'Eu para Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, que foi um magistrado, político e proprietário rural brasileiro.  O documento foi doado pelo médico Nelson Ribeiro da Luz Lobo Martins, bisneto de Joaquim Delfino - que recebeu a carta de seu pai, após o documento ter sido passado entre as gerações da família.

De acordo com informações da assessoria do Museu: "Na carta, o conde d'Eu solicita que Joaquim Delfino dê procedimento às obras de construção da Igreja de Nossa Senhora da Hungria, em Caxambu (MG). A igreja havia começado a ser construída em 1868, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel."

Ainda de acordo com informações da assessoria, " a correspondência passará a integrar o acervo do Arquivo Histórico, que conta com mais de 200 mil documentos, incluindo cartas, fotografias, ilustrações e outros. Interessados em consultar documentos podem agendar a visita junto ao Arquivo."

SERVIÇOS

Arquivo Histórico do Museu Imperial
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h30 às 17h30, mediante agendamento prévio
Contatos: mimp.arq.historico@museus.gov.br / (24) 2245-1627 / (24) 2245-1675
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!