Por dentro do Museu Imperial

Biblioteca infantil oferece atividades em comemoração ao Dia da Árvore



Esse mês a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial, oferece diversas atividades voltadas para o público escolar. Os temas das oficinas e rodas de leitura são "inspiradas no Dia da Árvore (21 de setembro) e tratarão de temas ligados à natureza e ao meio ambiente", conforme informou a assessoria do Museu. Todas as atividades são gratuitas e devem ser agendadas previamente pelas escolas através do telefone (24) 2245-7735.


Confira a programação:*



Dias 14 e 28, às 15h: “Hora do Conto” com o livro “Jardins”, de Roseana Murray.

"A obra remete, em poesia, para um mundo repleto de cores e aromas da natureza, estimulando os sentidos e nos transportando para uma relação mais profunda com a terra, as plantas, as árvores e os pássaros. A leitura será seguida de oficina criativa com a educadora Alaíde Guedes."


 Dia 21, Dia da Árvore, às 15h:Co ntação de história e dramatização do conto “A árvore que não queria morrer”, do cancioneiro popular.

"A história resgata todo o potencial imaginário de um reino semântico onde a vida de uma árvore é contada na primeira pessoa. Após a representação do conto, haverá uma oficina com Alaíde Guedes, na qual o grupo irá construir a sua própria árvore, onde as mãos de cada criança serão, não somente as construtoras, como também as folhas dessa árvore."


Dia 23, às 13h30: “Oficina de brincadeiras em contato com a natureza”.

"Desde sempre, os espaços exteriores e os jardins se constituem como espaços de recreação por excelência, ampliando também os “corredores de liberdade” concedidos às crianças para suas brincadeiras, essenciais para um saudável desenvolvimento da sua relação com os demais e com o meio ambiente. Resgatando atividades lúdicas e tradicionais ao ar livre, a atividade convida um grupo de crianças a experimentar esse momento lúdico-pedagógico."



Dia 30, às 14h: “A árvore, nossa amiga”.

"Após a leitura do poema “As árvores são amigas”, retirado do cancioneiro popular, haverá um jogo criativo de memorização do poema com recurso à construção do texto musicado. Em seguida, serão realizadas propostas de exploração do tema, a partir do diálogo e da reflexão coletiva sobre a temática da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. "




Horário de Funcionamento: de quarta a sexta-feira das 9h às 12h (leitura espontânea, consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades escolares agendadas). Outras informações aqui.


* Texto da assessoria do Museu Imperial 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!