Por dentro do Museu Imperial

Pesquisadora do Museu Imperial concede palestra no Instituto Moreira Salles*


A historiadora Maria Inez Turazzi, pesquisadora do Museu Imperial, será uma das convidadas do ciclo de palestras “Panoramas: a paisagem brasileira do acervo do Instituto Moreira Salles”, realizado no IMS, no Rio de Janeiro, de 08 a 10 de novembro. Ela apresentará a palestra “Rio de Janeiro: visões panorâmicas da ‘cidade-panorama’”, no dia 08, às 19h.

A palestra abordará o Rio de Janeiro como uma cidade panorâmica, onde natureza monumental e paisagem construída há séculos inspiram relatos textuais e visuais do lugar. O patrimônio imagético sobre o Rio reúne o maior conjunto de panoramas já realizados no país, em diferentes técnicas e suportes. Mas essas imagens, tomadas a partir do século XIX como emblemas visuais do Brasil, também ajudaram a transformar o Rio de Janeiro em representação metonímica da nação.

Turazzi é historiadora, doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU/USP e pesquisadora do Museu Imperial/Ibram, no qual é responsável pela coleção Geyer, brasiliana doada à instituição, em 1999. Publicou artigos na Inglaterra, França, Argentina e Espanha e diversos livros no Brasil. É pesquisadora associada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

O evento contará ainda com historiadores, designers, comunicólogos e outros profissionais de instituições renomadas, como Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Biblioteca Nacional, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Interessados podem realizar a inscrição na recepção do Instituto Moreira Salles, na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. O valor é R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Para mais informações, acesse www.ims.com.br.

* Texto: Assessoria de Imprensa do Museu Imperial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!