Você conhece os Hare Krishnas?

por chandra santos



Origem

Os ensinamentos da doutrina do Vaishnavismo já eram passados oralmente entre o povo na Índia em 500 a. C. inserido na linha monoteísta do Hinduísmo desde 500 d. C., o movimento Hare Krishna começou a ser pregado por  Sri Caitanya Mahaprabhu.
Veda: escritura sagrada


Os conceitos religiosos

Os Hare Krishnas pregam que o sofrimento nos traz conhecimentos e purificação. O Bem e o Mal são estados de espírito presentes em nós o tempo todo. A crença na Lei do Karma está ligada a “Transmigração da Alma”: a alma representa a vida e é eterna enquanto o corpo, o mundo, é cíclico. Uma alma evoluída passou por varias vidas combatendo os apegos materiais, a ignorância e a sensualidade. Os Hare Krishnas não gostam de usar o termo reencarnação.
Como as demais religiões, eles ensinam que só por meio da graça do Senhor é que a pessoa pode obter a salvação.
Nos Vedas (escrituras sagradas indianas) estão descritos os rituais a serem seguidos pelos devotos em casa ou nos templos. O primeiro do dia ocorre às 04h30: o fiel, após tomar banho, oferece no altar alimentos, incensos, flores perfumadas e lamparinas para as Deidades (imagens dos deuses). A ideia desse ritual, chamado Arati, é o seguidor retribuir a Deus, o que este lhe dá.




O perfil do Hare Krishna
Os devotos de Krishna são pessoas limpas, verdadeiras, pacíficas e sóbrias que não podem comer nenhum tipo de carne ou ovo; além de não consumirem bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas. Jogos considerados de azar, como loteria, são proibidos. Como em outras religiões, as mulheres casam-se virgens e o sexo é recomendado, apenas, para a reprodução.




O Maha- Mantra


Mahaprabhu pregava o canto dos santos nomes, como alternativa de aproximação com Deus. Ao cantar Hare Krishna o indivíduo purifica a mente e o coração e, através da canção e da dança, pode atingir o Nirvana (união a Deus).


O Maha-Mantra pode ser repetido ou cantado na melodia que o fiel desejar. Nas primeiras horas do dia é recomendado entoá-lo com a ajuda do Japa-Mala.

A ISKON



A sigla, que está em inglês, quando traduzida significa Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna. Ela foi criada por Bhaktivedanta Swami Prabhupada, em 1966, nos Estados Unidos. O propósito da ISKON é fazer a sociedade humana ouvir sobre Deus e glorificá-lo.

 Através do programa Food of Life (Alimentos para Vida) os Hare Krishnas desempenham um papel social: distribuem comida (vegetariana) para os necessitados.


O Ratha Yatra


É o Festival das Flores, uma típica festa indiana, cujo objetivo é fazer com que o público receba as bênçãos das Deidades. Apresenta músicas, danças, peças de teatro, belas artes e exibição sobre reencarnação, vegetarianismo e ciência védica (aquela que vem dos vedas). No Rio de Janeiro, ela costuma acontecer na praia do Leblon.
O Ratha Yatra, considerado o maior festival da Terra (e a principal festa religiosa deles), narra a história sobre o retorno de Krishna na companhia dos irmãos ao vilarejo de Vrindavana em uma quadriga e a tentativa das jovens, apaixonadas pelo deus, de mantê-lo na cidade segurando-o pela carroça onde Ele estava com os entes.

Olha só o vídeo abaixo sobre o Ratha Yatra no Rio de Janeiro:
 


Krishna

A oitava encarnação de Vishnu na mitologia Hindu nasceu em Mathura, filho da irmã do tirano do país. Este, advertido pelo oráculo que seria destronado por Krishna, tentou matá-lo. Mas o menino foi salvo e criado entre os pastores.
Uma lenda indiana conta que o deus foi transformado em tronco de Sândalo (uma planta local) e arrastado pelas ondas até a costa de Orissa, na Ìndia.
  

Endereço do Templo Hare Krishna no Rio de Janeiro



Centro de Estudos Védicos e Bhakti Yoga
Estrada da Barra da Tijuca, 1990, Itanhangá, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3563-1627
E-mail:
contato@harekrishnarj.com.br
Site: www.harekrishnarj.com.br

Olha o que eles fazem no templo:

Quer saber tudo sobre os HareKrishnas? Então assiste o documentário abaixo:







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!