Por dentro do Museu Imperial


IHGB faz sessão comemorativa a d. Pedro II no Museu Imperial*
No último dia 2 de dezembro, o imperador d. Pedro II completaria 186 anos. Mantendo uma tradição iniciada há 3 anos, na presidência de Arno  Wehling, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), realizou na tarde desta quarta-feira, no Museu Imperial, uma sessão da sua Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS) para comemorar o aniversário de d. Pedro II.  Na ocasião, o sócio honorário do IHGB d. João de Orleans e Bragança, fez uma palestra sobre fotografia – uma das paixões de d. Pedro II – “DE PEDRO A JOÃO: fotógrafos da Casa Imperial”, apresentando 137 fotos.
O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, ressaltou a importância da sessão do IHGB na Casa de d. Pedro II. “Graças à sensibilidade do professor Arno, desde 2009, prestamos esta justa homenagem ao imperador. Ele foi o patrono do IHGB e aqui era a casa de veraneio dele, onde temos registros de o quanto gostava de estar aqui”.   
A coletânea de fotos apresentada por d. João de Orleans e Bragança reuniu imagens de inúmeros trabalhos de sua autoria no Brasil, passando pelos índios do Xingu, manifestações culturais regionais, entre elas a Folia de Reis, e pela beleza natural do nosso país. “O fotógrafo só copia o que vê, mas o grande artista é a natureza”, disse o orador.  Fotos abstratas e gráficas e de uma viagem ao Egito também fizeram parte da explanação.
Falando sobre o tema apresentado por d. João, o presidente do IHGB informou que o instituto tem um setor de iconografia e imagem. “A fotografia é um material muito importante para a interpretação histórica”, disse ele.  Após a palestra, Wehling comparou as interpretações diferentes de cada pessoa sobre as imagens. “Como são diferentes os nossos olhares. Isso é uma das riquezas do ser humano. Temos multiplicidades de percepções e o que acabamos de assistir foram perspectivas de uma brasilidade intensa, onde cada um tem uma interpretação do seu significado”.
Arno Wehling ressaltou a importância desta parceria das instituições. “Este nosso terceiro encontro vem consolidar a cooperação entre IHGB e Museu Imperial. É um ato de gratidão ao imperador d. Pedro II, o nosso querido patrono”.
* Texto: Assessoria de Imprensa do Museu Imperial
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!