Por dentro do Museu Imperial


Museu Imperial resgata memória do Carnaval*

*Texto: Assessoria de Imprensa do Museu

O Museu Imperial aproveita a proximidade do Carnaval para resgatar um pouco de sua história relacionada à festa. Em 1968, o Museu foi tema do desfile da escola de samba Unidos de São Carlos, atual Estácio de Sá. Com o enredo “Visita ao Museu Imperial”, a agremiação ficou em sétimo lugar no Grupo 1 (hoje Grupo Especial).

O samba enredo, de autoria de Jorge Canário e Wanderlei Caramba, fala sobre a beleza do Museu Imperial e de seu acervo, o que pode ser conferido ao se visitar o palácio.

“Foi muito interessante descobrir esse enredo realizado por uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. E, assim como a escola de samba Estácio de Sá, convidamos todos a visitarem o Museu Imperial”, afirma o diretor do Museu, Maurício Vicente Ferreira Jr.

A música pode ser ouvida no site da escola de samba, no endereço: www.gresestaciodesa.com.br/sambas/oficial/estacio_1968.mp3.

Confira a letra completa:

Guardei a mais bela recordação
Promovida à inspiração ao ver
Uma obra monumental e neste samba,
Meu mensageiro feliz
Lembro a visita que fiz
Ao Museu Imperial e no conviver
De tanta beleza no requinte,
A riqueza, do majestoso cenário
Encerra passagem da nossa história
Todo o passado de glória
Deste exuberante relicário
Então, ergue sua voz o trovador
Para exaltar com muito amor
O rico manancial revive
Na singela melodia
O fausto da monarquia
Da família Imperial relembro
As jóias maravilhosas,
Carruagens majestosas,
O manto e a coroa do imperador
Os leques simplesmente divinais,
Pratarias e cristais,
Figuras e esculturas
De real valor assim
Enfeitiçando a imensidão
Embalando na canção
Vai o feliz trovador
Lalará, lalará, lalalará

Exposição virtual e programação

No Carnaval de 2011, o Museu Imperial também fez um resgate histórico e criou uma exposição virtual com fotografias, pinturas e objetos relacionados ao Carnaval em Petrópolis. A mostra ainda pode ser vista no sitewww.museuimperial.gov.br, no menu de exposições virtuais.

Em 2012, o Museu Imperial continua participando da festa e abrirá durante todo o Carnaval, inclusive segunda-feira. Contudo, devido à programação oficial da cidade, que acontece nas ruas ao redor do Museu, os horários serão diferenciados.

Na sexta-feira anterior, dia 17, o funcionamento será normal, das 11h às 18h. De sábado a terça-feira, a visitação acontecerá das 11h às 16h. E, na Quarta-Feira de Cinzas, o Museu estará fechado para manutenção (que, normalmente, ocorre às segundas). Ao longo do Carnaval, não haverá apresentação do Som e Luz para não haver conflito sonoro entre o espetáculo e a festa de rua. Na quinta seguinte, dia 23, o espetáculo será retomado normalmente, bem como a visitação.

SERVIÇOS

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!