Por dentro do Museu Imperial


Projeto Tour da Experiência é apresentado no Museu Imperial*

*Texto e fotos: Assessoria do Museu Imperial

Apresentação de Um Sarau Imperial.JPG
Apresentação de Um Sarau Imperial
A mudança de perfil do consumidor nos últimos anos, em especial o do turista, foi o ponto de partida para a apresentação do Tour da Experiência, realizada na última terça-feira, dia 31 de janeiro, em evento no Museu Imperial. O projeto tem como objetivo adaptar e diversificar a oferta turística para atender às necessidades do consumidor atual, valorizando a história, a cultura e os produtos regionais.

Ao longo do evento, representantes do Sebrae-RJ e do Instituto Marca Brasil, realizadores do projeto, explicaram seus objetivos e incentivaram os empreendimentos de Petrópolis a participar, criando produtos diferenciados. “O turista de hoje busca autenticidade em outras ‘épocas’ e outros ‘lugares’. Querem descobrir uma realidade diferente a partir de experiências”, afirmou Márcia Ferronato, integrante do projeto.

No caso de Petrópolis, a temática escolhida foi o Império brasileiro. Desse modo, os atrativos, hotéis, pousadas, restaurantes e outros empreendimentos participantes criam produtos em torno do tema que permitam ao turista vivenciá-lo. Segundo Ferronato, a participação no Tour da Experiência permite que esses empreendimentos agreguem valor aos seus produtos e serviços ao oferecer um diferencial ao turista.

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., fala sobre o projeto Um Sarau Imperial.jpg
O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., fala sobre o projeto Um Sarau Imperial
Um exemplo apontado foi a experiência da Pousada Paraíso, que convida seus hóspedes a realizarem o plantio de mudas, ajudando no reflorestamento da área ao redor. Depois, eles podem acompanhar o crescimento de suas árvores pela internet. “Quando recebemos a proposta de participar do Tour da Experiência, achamos que não tínhamos nada a ver com o Império. Mas, pesquisando, descobrimos a paixão de d. Pedro II pela natureza. Assim, nossos hóspedes podem plantar da mesma forma que o imperador fazia”, contou Vanda Ferraz, proprietária da pousada.

Os participantes também puderam conhecer de perto outro produto já implementado com grande sucesso: o projeto Um Sarau Imperial, do Museu Imperial. O espetáculo, que recria um sarau oferecido pela princesa Isabel e seus amigos em 1878, foi apresentado durante o evento e encantou o público. Ao longo da dramatização, os espectadores conheceram um pouco sobre aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais da época, sempre comparando com os dias atuais através de interatividade com a plateia.

“O projeto Um Sarau Imperial convida o público a uma experiência de vivenciamento da História, com diálogos que reproduzem trechos de correspondências de personagens reais, como a princesa d. Isabel e sua preceptora, a condessa de Barral, teatro, música e o belíssimo cenário do Museu Imperial. Uma verdadeira viagem no tempo, uma experiência que conjuga entretenimento e busca do conhecimento”, declarou o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr.

A ação do Sebrae-RJ e do Instituto Marca Brasil englobam ainda as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, como forma de desenvolver o turismo da Região Serrana. Os empreendimentos interessados em participar podem acessarwww.tourdaexperiencia.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!