Por dentro do Museu Imperial


Historiadora mexicana realiza palestra no Museu Imperial*

Museu Imperial


*Texto: Assessoria de Imprensa do Museu

O Museu Imperial/Ibram/MinC receberá uma visita ilustre no próximo dia 26 de março. Na data, às 19h, a historiadora mexicana Alicia Mayer concederá a palestra “Los Estados Unidos de América en el imaginario histórico y geográfico”, no Cine Teatro Museu Imperial, com entrada franca.

Mayer é pesquisadora titular e diretora do Instituto de Investigaciones Históricas, da Universidad Nacional Autónoma de México. Doutora em História pela Facultad de Filosofía y Letras da mesma universidade, é especialista em história intelectual do período colonial americano e da época moderna na Europa, possuindo diversas obras publicadas e vários prêmios.

No Museu Imperial, a pesquisadora abordará o processo intelectual que resultou na ideia de América, a partir da perspectiva estadunidense. Através de exemplos e mapas, Mayer explicará como se desenvolveu a percepção de espaço e realidade que levou à apropriação do conceito de “América” para definir os Estados Unidos, mostrando seu propósito integrador, estratégico e definidor de uma consciência identitária.

A palestra ocorrerá graças a uma parceria entre o Museu Imperial e o Consulado do México no Rio de Janeiro. Na ocasião, o cônsul, Sr. Armando Arriazola Peto Rueda, estará presente para prestigiar o evento.

Para mais informações sobre a programação do Museu Imperial, acesse www.museuimperial.gov.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!