Por dentro do Museu Imperial


Seminário sobre retomada de ferrovias é realizado no Museu Imperial*

Já estão abertas as inscrições para o seminário “O Brasil de volta aos trilhos”, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março no Museu Imperial. O evento, com entrada franca, debaterá a retomada do transporte ferroviário no país.

Entre os aspectos abordados no seminário, está a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que liga a Raiz da Serra, em Magé, ao Alto da serra, em Petrópolis. Na ocasião, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e as prefeituras de Magé e Petrópolis prevendo a captação de recursos e a elaboração de projetos pelas três instâncias para viabilizar a retomada da ferrovia.
 
A Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que funcionou entre 1883 e 1964, era utilizada como parte do percurso do Rio de Janeiro a Petrópolis. Entre seus passageiros, estiveram d. Pedro II, o restante da família imperial e outros aristocratas que costumavam praticar o veraneio (ou a vilegiatura, como era chamada à época) na cidade. Sua reativação permitirá reduzir o tempo de viagem entre Petrópolis e Rio de Janeiro, revitalizar a região histórica e ambiental da Serra da Estrela e oferecer um novo atrativo turístico na região.
 
Interessados podem ser inscrever gratuitamente no seminário pelo site www.trembrasil.org.br, onde também é possível consultar a programação completa. As vagas são limitadas e as inscrições serão efetivadas na ordem de recebimento. Para mais informações, ligue para (21) 3232-9524.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!