Rio Antigo/ Inventário das Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense

por chandra santos
Imperdível!




O Instituto Cultural Cidade Viva, em parceira com o Instituto Light e com a coordenação técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC / SEC, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresenta o Inventário das Fazendas de Café do Vale do Paraíba Fluminense nesse link.

De acordo com o texto apresentado no site os objetivos do projeto são: "o aprofundamento dos estudos relacionados à arquitetura rural fluminense do ciclo do café e de suas estruturas produtivas e sociais; o reconhecimento da sua importância histórica e sócio-econômica na ocupação do território e na conformação da paisagem cultural da região; a divulgação desse conhecimento e do seu potencial como elemento indutor ao fomento do turismo cultural; a disponibilização, neste sítio da Internet, de todo o material produzido, das Fichas de Inventário ao Manual de Conservação Preventiva, passando por referências bibliográficas, iconográficas e arquivísticas."


As fazendas estão divididas por áreas, cada uma compreendendo um grupo de cidades. É só escolher o seu destino e navegar pelas fazendas do Rio de Janeiro. Algumas, infelizmente estão caindo aos pedaços, outras, porém, estão conservadas.

Cada documento traz mapas de localização, mapas das fazendas, fotos do interior e exterior e a história da construção.

Vale a pena visitar!

Clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!