Por dentro do Museu Imperial


Museu Imperial lança nova edição do Projeto Petrópolis*


*Texto: Assessoria de Imprensa

O setor de Educação do Museu Imperial/Ibram/MinC lança em abril a nova edição do Projeto Petrópolis, que ficará disponível até 15 de junho. Voltada para escolas públicas e privadas da cidade, a atividade pedagógica trabalha com os alunos temáticas específicas relacionadas à história de Petrópolis.

Em 2012, o projeto abordará a ferrovia, tendo como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela estrada de ferro que ligou o Rio de Janeiro a Petrópolis durante 81 anos, promovendo o reconhecimento da importância histórica desta estrada para o município e contribuindo para a sua valorização e para o incentivo ao projeto de sua reativação, sob uma perspectiva crítica e reflexiva.

“A estrada e as viagens de trem deixaram muitas lembranças e histórias para contar, testemunhadas por registros documentais, fotográficos e orais e também por vestígios do que restou da via férrea e das estações ferroviárias, compondo parte importante da história de Petrópolis”, afirma Regina Resende, chefe do setor de Educação do Museu.

O projeto é desenvolvido em três etapas. Na primeira, os alunos e professores podem conhecer a história da estrada de ferro através de fotografias do acervo do Arquivo Histórico do Museu Imperial sobre o assunto. Em um segundo momento, o grupo é levado ao Pátio da Locomotiva, onde passa a explorar os detalhes de funcionamento de uma das locomotivas a vapor que trafegaram na serra de Petrópolis. Na última etapa, os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre as questões abordadas durante a atividade educativa.

Para complementar a atividade, o Museu também distribuirá aos alunos o terceiro volume do Almanaque de Petrópolis, publicação elaborada especialmente para o projeto e que, além da história da estrada de ferro e de suas viagens, traz o contexto das estradas ferroviárias e o projeto de reativação que ligaria novamente o Rio de Janeiro a Petrópolis. Com informações, ilustrações, curiosidades e passatempos, o Almanaque pode ser trabalhado posteriormente pelos professores em sala de aula.

Assim como as demais atividades do setor de Educação, o Projeto Petrópolis é gratuito e destinado a escolas. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta, das 11h às 17h. Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!