O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Música


CD “LÁGRIMAS E RIMAS”
ANNA BELLO*


*Texto: Assessoria de Imprensa

O primeiro CD de Anna Bello, “Lágrimas e Rimas”, tem seu repertório exclusivamente dedicado ao choro cantado. Anna inspirou-se na Rainha do Chorinho, Ademilde Fonseca, que conheceu na cerimônia de premiaçãoda Medalha Pedro Ernesto no Museu da Imagem e do Som, em 1999, quando cantaram juntas. Desde então a jovem cantora vinha amadurecendo a ideia de fazer um álbum dedicado ao Choro e à sua Rainha.

Foi somente em 2011, porém, quando foi contemplado pelo Edital do Fundo de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura, que o projeto saiu do papel. Com “Lágrimas e Rimas”, Anna Belloapresenta choros cantados de forma bastante contemporânea, reunindo em seu repertório desde choros clássicos até músicas inéditas de compositores atuais, como “O bravo e a formosa” (Edu Krieger) e “Orla de Plutão” (Marcelo Caldi e Camila Costa).

Para ajudá-la a produzir o disco, a cantora reuniu um time de primeira grandeza. Com direção musical de Edu Krieger, arranjos e sopros de Alexandre Caldi, Rogério Caetano no violão de 7 cordas, Luis Barcelos no bandolim e cavaquinho e Carlos Cesar Mota na percussão, o projeto contou ainda com as participações especiais de Marcelo Caldi no acordeon e no piano, Nicolas Krassik no violino e Moraes Moreira no violão.Aos 91 anos, Ademilde Fonsecadividiu os vocais com Anna Bellona faixa “Arrasta pé”, de Waldir Azevedo e Klecius Caldas, que apesar de fazer parte do repertório da veterana, permanecia inédita em CD. Gravado em janeiro de 2012, pouco antes de seu falecimento, Ademilde deixou também um depoimento em vídeo, no qual conta sua trajetória no choro, incluído como faixa bônus no fim do álbum.

Também estão no CD as músicas “Chorinho de mágoa” (Edu Lobo e Capinan), “Choro novo” (Moraes Moreira e Armandinho), “Um chorinho” (Chico Buarque) e “Santo Amaro” (Franklin da Flauta, Luiz Carlos Ramos e Aldir Blanc), que conta histórias dos bairros da Glória e do Catete, onde a cantora fará o show de lançamento deste CD: “Eu ia a pé lá da ladeira Santo Amaro / até a rua do Catete / e te levava prum passeio em Paquetá / onde nasceu num picnic nosso rancho / o Ameno Resedá”.

Sobre Anna Bello
Anna Bello estudou dança desde os 6 anos, música desde os 7 e teatro desde os 15. Sua trajetória musical começou com aulas de piano e depois de flauta na Pró-Arte, tendo integrado o grupo Flautistas da Pró-Arte durante 10 anos. Hoje, Anna é monitora do grupo na preparação vocal e de cena. Estudou canto lírico e popular com diversos professores entre eles: Vera do Canto e Mello,Marcelo Rodolfo e hoje é aluna de Ângela Herz. Em 2004 se formou em Licenciatura Plena Artes Cenicas pela Uni Rio.

Em 2001, protagonizou o espetáculo musical “Cambaio”, de João Falcão e Adriana Falcão, com músicas inéditas de Chico Buarque de Edu Lobo e direção musical de Lenine. No ano seguinte, participou do elogiado espetáculo infantil “A ver estrelas”, com texto, música e direção de João Falcão; e de “Eu & Meu Guarda-Chuva”, com músicas de Branco Mello e ao lado de Andréa Beltrão. Também fez parte do elenco de musicais de Karen Acioly e integrou o elenco do espetáculo musical “Esta é a nossa canção”, deNeil Simon, com músicas de Marvin Hamlisch e Carole Bayer Sager.

Anna Bello já se apresentou como cantora solo em casas de espetáculo do Rio como Mistura Fina, Hipódromo Up, Canequinho contando com participações importantes como Zé Kéti, Noca da Portela, Ademilde Fonseca e Velha Guarda da Mangueira. Como flautista, também integrou o elenco de várias peças teatrais e shows de música.

CD “Lágrimas e Rimas” - independente - Preço aproximado: R$ 20,00
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana