Programação/ Exposição


Marco Antonio Portela no Ateliê da Imagem



A Galeria do Ateliê da Imagem inaugura no próximo dia 18, às 19h, a exposição APROPRIAÇÕES... - que conta com fotos, objetos, instalações e vídeos do artista visual Marco Antonio Portela. No mesmo dia será lançada a 3ª edição do MAP - Museu de Arte Postal com obras dos artistas Paulo Climachauska, André Sheik, Valéria Costa Pinto e Camille Kachani. 

De acordo com informações da assessoria de impresa, "essa segunda individual de Marco Antonio Portela no Ateliê vem um pouco diferente. Com o título APROPRIAÇÕES... o artista procura pôr em prática, de forma mais explícita e bem humorada, o conceito de apropriação que sempre permeou sua produção. A exposição vai trazer desde os trabalhos mais antigos, da época em que ele pegava as imagens das mulheres de sua família, imagens "roubadas" das gavetas, até a atualidade com apropriações e releituras de trabalhos de artistas consagrados como Cildo Meirelles e Damien Hirst. Sua intenção é uma reafirmação do conceito de que nada se cria, tudo se transforma. Abrir mão da busca de uma obra original total e impactante, lançando olhares em obras já realizadas e tentar uma contribuição para o alargamento e expansão dessas obras com sutis toques e interferências."

A mostra fica em cartaz de 2ª a 6ª, de 9h às 19h, até o dia 18 de julho.

 Sobre Marco Antonio Portela

Graduado em História e Mestre em Ciência da Arte pela UFF, artista visual, curador independente, professor, pesquisador, fotógrafo e laboratorista. Participou de várias exposições coletivas e individuais, dentre elas: “Sangue Novo” no Museu Bispo do Rosário, “Foto Frame” na Galeria Durex, “Série Migrações” na Galeria da UFF, “O corpo inventado” no Conjunto Cultural da Caixa de São Paulo, “Em torno do Entorno” no Museu do Ingá, ”Que segredos tem o Castelo?”, no Castelinho do Flamengo, “As que alimentam”, Lana Botelho Artes Visuais, “Elas”, Galeria LGC, “Da paixão”, Galeria do Ateliê da Imagem.

Suas obras estão nas coleções de Joaquim Paiva, Carlos Barroso, Walton Hoffmann, Revista ArteNexus, Miami, Centro Cultural de Bellas Artes, Lima, Fundação Cultural de Blumenau. Coordenou a Galeria Meninos de Luz no Pavão/Pavãozinho 2009/2011, e coordena o evento de arte pública: Galeria do Poste – Sucursal Rio.

Atua como professor na escola de arte Ateliê da Imagem Espaço Cultural há mais de 10 anos com os cursos de Fotografia Básica, Fotografia P&B, Laboratório Analógico, e Cursos de desenvolvimento de projetos. Idealizador e coordenador do Museu de Arte Postal.

A Galeria do Ateliê fica na Urca: Avenida Pasteur, 453
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!