Programação/ Exposição


Todos os nomes da melancolia - Leila Danziger*


*Texto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

A exposição apresenta uma escritura da melancolia, realizada a partir de objetos de arquivos pessoais e signos apropriados da história da arte. 

O livro Banzo, de Coelho Netto, publicado originalmente em 1912, ganha uma terceira edição ao ser apagado seletivamente pela artista, dando origem a uma pequena instalação. Representações da melancolia retiradas de obras de Debret, De Chirico, Domenico Fetti e Tarsila do Amaral são transformadas em carimbos, e assim passeiam por diversos tempos e espaços, como, por exemplo, as páginas do jornal francês Libération, da década de 1980, que tratam o tema da memória e do esquecimento, recorrente no trabalho da artista. 

A mostra reúne duas séries fotográficas (Vanitas e Leituras da melancolia), uma instalação de mesa (Banzo, 3ª. Edição), um vídeo (Vanitas) e dois objetos de parede (Balangandãs eAmarelinha).  
Preços entre R$2.000,00 e R$ 10.000,00.
  
Leila Danziger nasceu no Rio de Janeiro. É professora do Instituto de Artes da Uerj. Concluiu graduação em Artes, no Institut d´Arts Visuels de Orléans, França, em 1989, e doutorado em história da arte, pela Puc-Rio, em 2003. Em 2011, viveu seis meses em Israel, como bolsista da área de artes do CNPq. 
Seu trabalho é voltado para as relações entre memória, mídia e literatura. Expõe regularmente desde o início da década de 1990. Em agosto, publica Três ensaios de fala (poesia), pela Ed. 7Letras; em outubro realizará a mostra a individual Felicidade-em-abismo, nas Cavalariças, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem ainda dois livros em preparação sobre seu trabalho plástico: Diários públicos: sobre memória e mídia (Ed. Contracapa/ Faperj) e Todos os nomes da melancolia (Ed. Apicuri/ Cosmocopa).

Exposição de 14/06 a 16/07.
De segunda à sexta, das 10 às 19 horas.
Sábados, das 11 às 16 horas.
Domingos e feriados sob consulta e agendamento. 

COSMOCOPA ARTE CONTEMPORÂNEA
Rua Siqueira Campos, 143, sobreloja, 32 (galeria) e 80 (acervo). Copacabana - Rio de Janeiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!