Oficina/ Literatura


Você tem uma história pra contar?*

Esta oficina instrumenta na construção e no fortalecimento de seus personagens e de suas paisagens, apronto necessário para inseri-los no tempo e no espaço definidos pelos participantes, abordando os quatro elementos do texto narrativo ficcional resultante deste processo.

Os encontros são individualizados e acontecem via Skype, Google Talk ou Messenger, em 2 etapas de 2 horas cada, agendadas previamente, sempre respeitando um intervalo de - no mínimo - 48 horas para desenvolvimento das atividades propostas.


O acompanhamento continua após a oficina por correio eletrônico e/ou mensagem instantânea, da lapidação até o fechamento do texto.

Síntese do conteúdo programático: exposição sobre criação literária em prosa; iconografia clássica ou contemporânea; exposição sobre os três principais modos de organização de textos; elementos do texto narrativo; construção de personagem; elaboração de enredo; força dramática; modos e tempos verbais; discurso direto, indireto e indireto livre; direitos autorais e mercado; proposta prática.

Pré-requisito: Ensino Fundamental concluído.

Investimento (4 horas-aula + acompanhamento posterior): R$ 200*
*R$ 120 (para docentes e discentes da rede pública)

Informações e contratação: oficina.narrativa@gmail.com

Consulte também as possibilidades de oficinas presenciais em todo o território nacional.

Este projeto foi desenvolvido pelo escritor Conrad Rose, inicial e voluntariamente nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, durante o segundo semestre do ano letivo de 2003, contando com a colaboração da Direção Geral e Auxiliar, da Orientação Pedagógica, da Coordenação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, do Corpo Docente e – principalmente – dos mais de 4500 estudantes do mesmo. Desde então, foi desmembrado em módulos específicos para idades e instruções variadas, atingindo mais de 13 mil pessoas, desde o I Ciclo do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Em 2005, o processo foi formatado também para educação à distância e, em 2009, para roteirizações radiofônicas e outras linguagens.

Conrad Rose
Escritor ficcionista, foi publicado pela primeira vez em outubro de 2004, no Jornal de Jundiaí, embora desde 2003 sobreviva de Literatura através de oficinas de conto e crônica, com as quais percorre o sul e o sudeste brasileiros.
Em 2007, extrapolou a ficção pois iniciou a pesquisa e a produção da biografia de Gilberto Cardoso, conceituado médico que presidiu o Clube de Regatas do Flamengo de 1951 a 1955 e hoje empresta seu nome ao Ginásio do Maracanãzinho.
Seu podcast Muqueca deSiri, criado na Rádio Interferência, UFRJ, em 2006, foi premiado pela APCA como melhor programa de rádio via web de 2007. Em 5 anos, o canal se tornou referência para pesquisas sobre música brasileira e foi ouvido em mais de 130 países.

Personagem de Banksy (http://www.banksy.co.uk/) no folder.

*Fonte: http://oficinadeconto.blogspot.com.br/2012/04/oficina-de-conto-distancia.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!