Programação/ Música


PIANORQUESTRA GRAVA DVD NO RIO*

*Texto e foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa      

O PianOrquestra - um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira, grava um novo DVDintitulado Multifonias, em um imperdível show no dia 30 de junho às 19h, na Sala Baden Powell, em Copacabana, Rio de Janeiro.

Envolvendo quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado, o espetáculo reunirá ainda elementos da dança, do teatro, das artes visuais e da tecnologia aliados a um alto nível de performance, e é fruto de dois anos de pesquisas intensas.

O PianOrquestra tem direção artística do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistasMarina Spoladore, Priscila Azevedo, Anne Amberget, e de Masako Tanaka, percussionista japonesa apaixonada por ritmos brasileiros, que completa o time de craques.

Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o PianOrquestra explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

O repertório do novo DVD é familiar ao público, vai do afoxé ao samba, passando por maracatu, ciranda, entre outros ritmos. Entre alguns compositores que foram selecionados pelo PianOrquestra, encontram-se Ernesto Nazareth (Nazareth), Gonzaguinha (Recado), Milton Nascimento (Ponta de Areia) e Chico Buarque (Ciranda da Bailarina).

O resultado deste novo trabalho dos pianistas, que já se apresentam há quase dez anos - é uma formação musical inédita e inovadora que faz uma releitura da MPB. A concepção visual do projeto é de Batman Zavareze, curador do Festival Multiplicidade de performances audiovisuais, que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações. Seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental, em espetáculos multimídia.

O PianOrquestra reserva uma surpresa para a noite da gravação. Vai dividir o palco da sala Baden Powell com cantoras consagradas brasileiras e novos talentos que farão participações especialíssimas. 

O grupo unirá, assim, a música instrumental às vozes de Teresa Cristina, Monica Salmaso, Mariana Baltar, Manu Santos e Maíra Freitas, sempre seguindo o estilo multifacetado, com múltiplos ritmos e diferentes influências e origens musicais.

O objetivo deste novo trabalho é facilitar a comunicação com todas as etnias, classes sociais, gêneros e faixas etárias. A união entre o piano como fonte única dos mais variados sons, e a voz, instrumento de infinitos timbres, é um projeto do grupo desde 2008 quando realizou turnê com João Bosco.

Além disso, o Pianorquestra fará uma importante homenagem ao “pai do piano preparado”, o americano John Cage, que estaria completando 100 anos este ano. “O PianOrquestra irá gravar algumas sonatas para piano preparado de Cage. Mergulhamos fundo no modus operandi deste artista no que se refere à forma de preparação de suas bulas”, ressalta Claudio Dauelsberg. Segundo ele, o grupo realiza este trabalho seguindo o mesmo respeito com que Cage tratava suas músicas enquanto investigador de novos conceitos que viriam assinalar uma grande ruptura com a tradição musical, removendo toda a intencionalidade do compositor na obra musical, usando elementos do aleatório, aproximando-a da performance e tornando-se assim o ícone da música contemporânea. Alguns compositores contemporâneos que tiveram obras influenciadas por Cage também estão presentes no repertório do DVD.

O novo DVD coloca as técnicas do grupo, alvo de pesquisadores e artistas do exterior e brasileiros, em diálogo direto com a MPB e o público. A divulgação de pesquisas como essa contribui para o estabelecimento de novas direções estéticas na MPB. Com este objetivo, será realizado um “workshow” no dia anterior à gravação, 29 de junho às 19h15m. O público presente será convidado a conhecer o interior do piano e as técnicas únicas do PianOrquestra.


O PianOrquestra

O PianOrquestra alia pesquisa e inovação em bases sólidas em um trabalho único no mundo que envolve 10 mãos e um piano preparado.

Formado por quarto pianistas e uma percussionista, baseia-se em elementos étnicos das raízes brasileiras explorados de forma inédita, se destaca pelas interpretações virtuosas de canções próprias, além de sucessos como Ponta de Areia, de Milton Nascimento, e Lucy in the Skies With Diamonds, dos Beatles. Sem nunca abrir mão da sensibilidade, delicadeza e lirismo, o repertório contém samba, coco, ciranda, repente, maracatu, entre outros ritmos tipicamente brasileiros.

O trabalho é fruto de uma longa pesquisa acadêmica, com base nas técnicas de piano preparado e piano expandido popularizadas por John Cage no início do século. Aplicadas de maneira lúdica e criativa, resultam em um trabalho pioneiro na música popular brasileira.

No exterior

Em Outubro de 2011, o PianOrquestra participou da abertura do “Brasil Festival Amsterdam”, com apresentações noConcertgebouw, uma das maiores salas de concerto do mundo, além de workshops no maior Conservatório europeu dedicado ao estudo da "música do mundo" (worldmusic), Codarts, em Rotterdam.

Em 2010, estreou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro recém reformado, participou do “Brasil Music Festival”, em Oslo na Noruega, do “Rota Instrumental Brasil-Mercosul”, com apresentações e workshops na Argentina e no Chile, obtendo grande sucesso da crítica e público. Ainda no Chile, PianOrquestra fez ainda a inauguração do Teatro Nescafé de Las Artes, em Santiago.

Em 2009, foi ovacionado no Vancouver Jazz Festival, no Canadá.


REPERTÓRIO :

1 – FÜR ALINA - Arvo Pärt

2 – SONATA PARA PIANO PREPARADO V – John Cage

3 – SONATA PARA PIANO PREPARADO XIV – John Cage

4 – MUSICA RICERCATA II – György Ligeti (com experimentação eletrônica)

5 – REPENTE  - Claudio Dauelsberg e pianorquestra

6 – CRAVO E CANELA - Milton Nascimento e Ronaldo Bastos

7 – FREVO  - Priscilla Azevedo

8 – PERK - Claudio Dauelsberg, Gisele Sant’Ana, Maíra Freitas, Marina Spoladore, Masako Tanaka

9 – NAZARETH - Ernesto Nazareth

10 – RECADO – Gonzaguinha. Com participação de  Maíra Freitas

11 – PONTA DE AREIA - Milton Nascimento. Com Participação de Monica Salmaso 

12 - CIRANDA DA BAILARINA – Chico Buarque. Com Participação de Monica Salmaso 

13 – MARIA MARIA – Milton Nascimento. Com Participação de Manu Santos

14 – UVA DE CAMINHÃO – Assis Valente. Com Participação de Mariana Baltar

15 – A HISTÓRIA DE LILY BRAUN – Chico Buarque. Com Participação de Teresa Cristina

16 – MINHA SEREIA É RAINHA DO MAR – todas

PianOrquestra – Workshow
Dia 29 de junho, às 19h15m

PianOrquestra – Show de Gravação
Dia 30 de junho, às 19h
Sala Baden Powell
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Copacabana, Rio de Janeiro
Ingressos: R$30,00 inteira e R$ 15,00 estudantes e terceira idade
Link youtube : http://youtu.be/zXWYCFUyOWk

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!