Exposição: Marta Jourdan na Artur Fidalgo

Com uma câmera de alta velocidade que registra até mil quadros por segundo, a artista Marta Jourdan esculpe o tempo. Esculturas feitas de fluidos, calor, ondas, oscilações. De velocidades, de deslocamentos, de dinâmicas térmicas. Ao retardar a imagem até um único quadro, Jourdan faz aparecer esse movimento. O movimento do tempo interior. A artista, que já criou objetos para transformar água em vapor, líquido em sólido, desta vez, captura o tempo que a gente não pode ver. A exposição individual "Súbita Matéria", com abertura marcada na Artur Fidalgo galeria no dia 13 de novembro, traz duas sequências com impressões fotográficas, além de uma grande projeção, esculturas e cadernos com estudos da artista.

Para compor essa cena onírica, Jourdan convidou a atriz-performer Carol Cony e usou dinamites, canhão de ar e muita água. As imagens são poéticas. A captura mostra os movimentos no milésimo de segundo, revelando a delicadeza das partículas que surgem de uma explosão, a magia da água na luz, a força de um jato que surpreende uma mulher pelas costas. Como define Fernando Gerhein, Marta cria agora “o balé cine-atômico entre duas forças, ao mesmo tempo rápidas e lentas, esculpido na imagem”. O som composto por Bruno Queiroz cria a atmosfera de submersão. "É mais um caminho para levar à zona do sonho, desse espaço que não é o real, nosso tempo interior que não é linear", diz Jourdan.


Se nos trabalhos anteriores ela já lidava com a transformação dos elementos, molhando quartos e prédios com suas retroprojeções ("Zona de Lançamento"), sugando com turbinas (“Vento”) e evaporando gotas d'água com ferros de passar ("Líquidos Perfeitos"), solidificando estanho ("Gotas") e fundindo imagens ("Óleo"), agora ela quer esculpir o tempo.
"Súbita Matéria", de Marta Jourdan
Artur Fidalgo galeria
Abertura 13 de novembro de 2012 , 19h às 22h
13 de novembro de 2012 a 5 de janeiro de 2013
seg a sex, 10h às 19h, sábado, 10h às 13h  

Trabalhos:
21 fotografias, 8 desenhos, 2 cadernos e 3 esculturas 
Preços: de R$ 1 mil a R$ 15 mil

Texto: Divulgação/Assessoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!