Chega ao mercado o primeiro canal de webtv aberto - O CUBO


Menos de 10% da produção audiovisual independente no Brasil chega às telas do cinema. Atentos a isso, os fundadores do Instituto Cultural Kreatori, criaram um projeto arrojado e inovador de fomento à produção de audiovisual. Acaba de ser lançada a primeira plataforma de webtv para distribuição da produção cultural audiovisual brasileira independente - de vídeos – com licença aberta, gratuita e livre – O CUBO www.canalocubo.com

O canal - contemplado com patrocínio do edital Pró Artes Visuais (Prefeitura / RJ) e com apoio institucional da FGV - funciona como um catalizador que permite alcançar, simultaneamente, o equilíbrio entre as três “pontas da cadeia – o produtor, o investidor e o público consumidor. Trata-se de um processo em que todos são beneficiados; o primeiro grupo tem seu trabalho distribuído; o segundo toma conhecimento de diversas obras que estavam arquivadas; e o público tem acesso gratuito à produção nacional de grande qualidade", explica Fabiano Cafure, curador do canal.

Em meio à polêmica questão dos direitos autorais, O Cubo propõe uma solução democrática para assegurar que os vídeos produzidos sejam assistidos gratuitamente. Para tal o Kreatori, produtora responsável pelo canal O Cubo, estabeleceu como única exigência, para evitar a pirataria, que as produções sejam licenciadas pelo Creative Commons www.creativecommons.org.br uma nova forma de direito autoral, uma licença pública aberta, onde é permitido usar, assistir, ouvir, copiar, fazer download dos vídeos.

Entre os 150 vídeos recebidos de diversas partes do país no primeiro edital de seleção, o canal - dividido em cinco categorias - Entretenimento (clipes musicais-programas de entrevista e webséries), Ficção (longas e curtas), Animação, Doc, Vídeo arte+fotografia – selecionou apenas 35 produções - que serão distribuídas e serão exibidas gratuitamente na internet a partir do dia 25 de março, sempre às segundas e quintas à noite. O lançamento do canal, primeiramente online, foi ontem, dia 25, às 20h, com a exibição do vencedor da categoria Documentário, "Menino Joel"do baiano Massimo Gaggino - que fala do povo pelo povo, através de um único ser humano. Executado com olhar crítico ao mesmo tempo que é criativo e poético. Durante o evento haverá interação com o público através das redes sociais do canal. Nesta quinta (28), às 20h, será a vez do vencedor na categoria entretenimento com o inédito clipe musical 'Negue"do cantor Decco Torres, com direção de Fabiano Cafure. 

No dia 04 de abril, quinta feira, contaremos com dois eventos simultâneos, (somente para convidados); o lançamento oficial canal cultural aberto O CUBO, com bate papo entre Fabiano Cafure, (O Cubo), e Sérgio Branco, representante da FGV / Direito (Creative Commons / Brasil), seguido da premiére do filme “Eu te amo Renato”, lançamento especial em longa metragem do canal, às 20h, no Instituto Cervantes, em Botafogo; e às 19 horas.

Nos primeiros meses de existência, em paralelo a grade de programação, o canal se propõe a produzir uma linha educativa de vídeos que estimulará produtores independentes a como produzir de forma independente e com baixo custo.


Serviço:
O Cubo. 
Twitter: @canalocubo

Texto: Divulgação/Assessoria de Imprensa 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!