Livro conta história da Acadêmicos do Dendê


Após dois anos de pesquisa e prática de carnaval foi lançado na Livraria Cultura, na Cinelândia, Rio de Janeiro - RJ, o livro “A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí”. O trabalho desenvolvido pelo Professor e Mestre em Antropologia pela UFRJ, Ricardo José Barbieri, disserta sobre a simpática escola de samba Acadêmicos do Dendê, sediada na Ilha do Governador. Apesar de jovem e pouco conhecida do grande público, a agremiação possui 21 anos de história de grande relevância cultural, não só para a região, mas no contexto do carnaval carioca e luta para, um dia, chegar ao palco principal da folia.

A obra aborda não só histórias e curiosidades da agremiação, mas as relações humanas e políticas estabelecidas no processo carnavalesco: um olhar antropológico sobre as tensões sociais que existem na construção dos desfiles, assim como as formas de expressão e o simbolismo dessa manifestação cultural na comunidade. “A história da escola, vinculada à memória de seus desfiles e o fabrico das alegorias no barracão, elemento central no atual formato dos desfiles são o ponto de partida para observação dessas relações”, explica o autor.

Ricardo José Barbieri, mais conhecido como Ricardinho Delezcluze no mundo do samba, possui uma vasta vivência e experiência no carnaval carioca. Atuou como colunista e comentarista em sites especializados, como OBatuque.Com e Carnavalesco, assim como no Programa Cidade do Samba da Rádio Manchete. E atualmente pesquisa as escolas de samba de Manaus (AM).

“A Acadêmicos do Dendê quer Brilhar na Sapucaí” está sendo lançada pela Paco Editorial, especializada em publicações acadêmicas.

*Texto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!