Piraí ouvirá população para definir Plano Municipal de Cultura


Piraí deu o pontapé inicial para a implantação do Plano Municipal de Cultura, com a realização do primeiro encontro de representantes dos diversos setores da Prefeitura e da comunidade envolvidos com a cultura. A reunião contou com a presença do Secretário Charles Barizon, que destacou a importância da participação da população para que o plano reflita a realidade da cultura no município e incorpore e valorize costumes e tradições locais relevantes. 

Para a efetivação do Plano, serão promovidos encontros com comunidade de todos os distritos do município, durante a fase de preparação, mas Secretário Charles Barizon pretende também atrair os vereadores para participarem de todo o processo de formatação do Plano Municipal de Cultura, tendo em vista que ele terá de ser submetido à aprovação da Câmara: 

“Nossa intenção é possibilitar que os vereadores participem das diversas etapas que a elaboração do Plano exigirá. Assim, quando o documento for encaminhado à Câmara certamente eles já o conhecerão em detalhes, o que facilitará sua aprovação”, explicou o Secretário, salientando que a elaboração do Plano é uma exigência do Ministério da Cultura para que o município se capacite a receber recursos para a realização de seus projetos. 

Para a elaboração do Plano, a Secretaria terá a colaboração do consultor Zeca Barros, do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, que participou, pela Secretaria de Cultura do estado, de levantamentos com o mesmo objetivo nos 92 municípios. De acordo com cronograma apresentado durante a reunião, os encontros com a população de todos os distritos serão de grande relevância para o diagnóstico do que já existe em termos de produção cultura, o que pode ser feito e como e quando fazer. 

O processo de elaboração do plano será desenvolvido em várias etapas. A primeira delas será a coleta de material sobre a cultura no município, incluindo história de sua criação, costumes e tradições. Os encontros com as comunidades dos distritos ocorrerão durante o mês de maio, seguindo-se consolidação de todas as sugestões para encaminhamento à Conferência Municipal de Cultura, que terá de ser realizada até 14 de julho. O projeto do Plano terá de ser enviado á Câmara até novembro. 

Texto e Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!