Sesc Nova Iguaçu recebe primeiro grupo de Maracatu da Baixada


O Maracatu Baque da Mata se apresenta no Sesc de Nova Iguaçu, neste domingo (10/03), às 16h. Há dois anos o grupo reúne amigos e percussionistas apaixonados pelo ritmo para difundir a cultura regional brasileira aliando arte às questões sociais e ambientais da região. 

O primeiro grupo de Maracatu da Baixada Fluminense conta atualmente com 15 ''batuqueiros''. Entre as atividades promovidas pelo grupo: apresentações, cortejos e ensaios abertos. Desde de setembro de 2012, as oficinas gratuitas e abertas transformam as ruas e demais espaços públicos em pontos de resistência cultural brasileira na cidade.

"A batida, ou ''baque'', surgiu inicialmente de forma despretensiosa para o grupo de Nova Iguaçu. Após mergulhos em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de Recife, a frequência de encontros e o aumento do número de interessados em aprender instrumentos como alfaia, caixa, gonguê e ganzá, surgiram as oficinas livres. Inicialmente realizadas em local fixo, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, agora adotam modelos itinerantes realizando os ensaios em praças públicas e bairros próximos ao Centro da cidade.", destaca o release de apresentação do grupo recebido pelo Sete Artes.

Além das atividades voltadas para a música, o grupo ainda desenvolve outras três paralelamente que abrangem: a prática regular de esportes, apoio às demais manifestações artísticas (como poesia e produção de artesanato) e a preservação da natureza aliada ao consumo sustentável - a exemplo do ''Escambatuque''.

O Sesc Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, nº10, bairro: Moquetá
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!