#curso Cinemaneiro inicia curso de produção audiovisual na Baixa do Sapateiro

Completando onze anos de atividades voltadas à difusão e a democratização do acesso à cultura, através do audiovisual, a Associação Cidadela inicia na próxima segunda-feira (15), às 14h, no Espaço Criativo da Maré (Rua Nova Canaã, 08 – Baixa do Sapateiro), o curso de Produção Audiovisual do Cinemaneiro.

Patrocinada pela Linha Amarela S.A. (Lamsa), com o apoio do Instituto Invepar, a oficina conta com uma carga horária de 64h, divididas entre aulas práticas e teóricas, nas quais os alunos manipulam os equipamentos, criando, eles próprios, suas produções. Os inscritos ainda terão a oportunidade de participar de um evento de exibição, mostrando os curtas produzidos. 


De acordo com a coordenadora do projeto, Viviane Ayres, o objetivo inicial do Cinemaneiro era apenas formar espectadores críticos, no entanto, com a melhoria do acesso às novas tecnologias e o interesse dos alunos o projeto foi modificado e começou a priorizar também a produção e, mas recentemente, a difusão de filmes através de atividades cineclubistas.

“A base do Cinemaneiro é mostrar que não é preciso uma megaestrutura para produzir um bom material. Nós queremos popularizar a linguagem do audiovisual privilegiando a criatividade dos alunos”, disse Viviane.

Nome que desponta no cenário do cinema nacional, Wagner Novais será um dos instrutores da próxima oficina realizada na Maré. Ex-aluno do Cinemaneiro, o jovem professor de linguagem cinematográfica já traz em seu currículo diversas premiações e direções em filmes conhecidos como: 5x Favela – Agora por nós mesmos e 5x Pacificação – sob orientação do célebre cineasta Cacá Diegues.

“Eu tenho uma ligação afetiva e de identidade com o Cinemaneiro. Desde o começo, lá encontrei jovens de favela, como eu, e com os mesmos sonhos. Fiz amigos que tenho até hoje por perto. Além disso, o projeto fez parte da minha formação porque quando entrei na faculdade de cinema já tinha visto e conhecido muita coisa”, contou Wagner.

Outras duas oficinas estão previstas para acontecer neste ano. Uma no Parque União, também no Complexo da Maré, onde as aulas serão ministradas de 6 a 24 de maio, no Ciep César Pernetta (Rua Ari Leão, s/nº), com inscrições entre os dias 8 de abril e 1º de maio. E a outra, na Igreja Batista de Águia de Ouro (Praça dos Esportes, 21 – Águia de Ouro), em Inhaúma, entre os dias 27 de maio e 15 de junho, com inscrições abertas entre 15 de abril e 22 de maio. 

O Cinemaneiro é um projeto sócio-cultural, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo levar o estudo da linguagem audiovisual promovendo oficinas de vídeo digital gratuitas para jovens a partir de 13 anos, moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

Texto: Assessoria de imprensa


Ads >>> Quer fazer um curso online? Acesse.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!