Lançamento livro Imagens Posteriores | Patricia Gouvêa

A artista carioca Patricia Gouvêa lança o livro Imagens Posteriores dia 16 de abril, 19h30 na Livraria Cultura (Shopping Iguatemi), em seguida, na mesma noite, ela participa da mesa redonda com Claudia Linhares Sanz (fotógrafa e jornalista) e Susana Dobal (professora da UnB).

Acompanhando o lançamento, a artista fará Intervenções Urbanas, a partir das 10h, com a exibição de cinco imagens retiradas do livro em formato de grandes lambe-lambes, em pontos diferentes da cidade, criando janelas na paisagem urbana de Brasília.

Locais: UnB, 206 norte, parada de ônibus da 612 norte, Rodoviária, tesourinha da 202 sul.

Esta ação já foi realizada com grande sucesso nas ruas do Rio de Janeiro e de Fortaleza e chega agora Brasília com curadoria de Marco Antonio Teobaldo

O livro Imagens Posteriores, título da série homônima premiada e diversas vezes exibida em exposições, traz o resultado de 10 anos de trabalho de campo da artista como “fotógrafa viajante” percorrendo longas distâncias pelo Brasil e exterior. Lançado em dezembro no Rio de Janeiro, Imagens Posteriores traz 50 imagens e trata da experiência do tempo e do deslocamento tendo como matéria a paisagem de diversas locações não identificadas, para que o espectador possa empreender um percurso experimental próprio.

Com 114 páginas e formato de caderno de viagens, a edição trilíngue conta com texto do jornalista André Viana, edição de imagem da pesquisadora italiana Claudia Buzzetti e projeto gráfico de Elisa von Randow, diretora de arte da Revista Zum, do IMS (Instituto Moreira Salles).

“Patricia, artesã da imagem, pouco a pouco foi se impregnando das teorias de Flüsser, de Bergson, de André Rouillé, de Maurício Lissovsky e Luiz Alberto Oliveira, ao mesmo tempo em que registrava, de carro, ônibus ou barco, seus experimentos fotográficos nos quais o tempo já não se apresentava mais com sua tediosa máscara mortuária, mas como, digamos, sentimento vivido de eternidade. Baía de Guanabara, Chapada dos Veadeiros, Grand Canyon, Lençóis Maranhenses, Amazônia, Lagoa dos Patos, Uruguai, Argentina, Bolívia: paisagens finalmente libertas de seus atributos geográficos, constituindo não mais uma fruição estática para o espectador, mas experiência viva”, escreve o jornalista André Viana no texto que acompanha o livro.

Sobre Patricia Gouvêa

Nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Fundadora e diretora do Ateliê da Imagem - espaço referência na formação e difusão da fotografia no Rio de Janeiro desde 1999, Patricia é presença atuante no cenário brasileiro como fotógrafa e artista visual. Graduou-se em Comunicação pela ECO/UFRJ, é especialista em Fotografia e Ciências Sociais (UCAM/RJ) e Mestre em Comunicação e Cultura na linha Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem (ECO/UFRJ). Sua pesquisa de mestrado resultou no livro “Membranas de Luz: os tempos na imagem contemporânea”, publicado em 2011 pela Azougue Editorial. Seu trabalho artístico prioriza a fotografia e a imagem em movimento e suas possíveis interfaces. A noção de tempo constitui um dos principais eixos de sua pesquisa. Em 2003, realizou sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro. Desde então, realizou outras exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Entre 2005 e 2009, fez parte do coletivo Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva), que promoveu dezenas de ações no Brasil e no exterior.




Serviço

Lançamento livro Imagens Posteriores | Patricia Gouvêa

Dia 16 de abril em Brasília

Programação

Intervenções Urbanas a partir das 10h. Locais: UnB, 206 norte, parada de ônibus da 612 norte, Rodoviária, tesourinha da 202 sul.

Noite de autógrafos, às 19h30 - Livraria Cultura

Mesa redonda, de 19h30 às 20h45, no auditório, com participações de Cláudia Linhares Sanz e Susana Dobal e Patricia Gouvêa.

Shopping Iguatemi Brasília

Texto: Assessoria de Imprensa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!