O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Por dentro do Museu Imperial: Casa de Cláudio de Souza recebe terceira palestra gratuita sobre budismo


Devido ao sucesso de público das suas duas primeiras palestras, Miguel Berredo retornará à Casa de Cláudio de Souza (Museu Imperial/Ibram) para falar novamente sobre budismo. No dia 24 de maio, às 19h, ele abordará o tema "Um Olhar Budista sobre: Sustentabilidade, Gestão e Educação", com entrada franca.

A palestra aprofundará ​a conexão das práticas budistas com o cuidado do planeta e meios para melhorar a relação dos indivíduos consigo, com os outros, com a sociedade e com o meio ambiente.

“Poderíamos nos perguntar: o que o budismo tem a ver com sustentabilidade, gestão ou educação? Sidarta Gautama, o Buda, foi um gestor de pessoas e pregava uma vida simples e sustentável, com o respeito a todos os seres vivos​ ​e ao meio ambiente. ​​Ensinamentos do Buda têm sido base para uma nova experiência no âmbito da educação, em que o foco é dar ferramentas para que as crianças sejam felizes e tenham liberdade; o foco não é o mercado de trabalho, embora ele esteja incluído nesse processo”, explica Berredo.

Como exemplo, o palestrante cita o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), o indicador do Butão para medir a satisfação e bem-estar da população em contraposição ao Produto Interno Bruto (PIB). Também serão trabalhados temas como responsabilidade universal e cultura de paz.

Berredo propõe ainda alguns questionamentos. “Como nosso trabalho com o nosso mundo interno poderá se refletir em um mundo melhor?​ ​Como podemos fazer do nosso dia-a-dia uma oportunidade para nos desenvolvermos espiritualmente e lidarmos como mais calma e lucidez com nossas emoções?”, exemplifica.

Miguel Berredo é estudioso do budismo há mais de 20 anos. Nos últimos cinco anos, esteve como residente em tempo integral no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como coordenador de Comunicação. É editor do site Bodisatva - Um Olhar Budista e coordenador das redes sociais do Centro de Cultura Tibetana, Espaço Shiva e Shiva Ashram Brasil.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2245-3418 e (24) 2245-2136 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

 SERVIÇOS

Palestra "Um Olhar Budista sobre: Sustentabilidade, Gestão e Educação"
Data: 24 de maio de 2013 – 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ

Texto: Divulgação - Assessoria de Imprensa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana