Por dentro do Museu Imperial: Diretor do Museu Imperial recebe homenagem no PEN Clube do Brasil

Maurício Ferreira recebe a medalha de Ricardo Cravo Albin

O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., recebeu mais um reconhecimento por seu trabalho à frente da instituição. Na última segunda-feira, 08 de abril, ele foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Cláudio de Souza, concedida pelo PEN Clube do Brasil. Recentemente, no dia 27 de março, o diretor havia recebido uma moção congratulatória na Câmara Municipal de Petrópolis.

A Medalha de Honra ao Mérito Cláudio de Souza foi criada em 2012, juntamente com a Medalha de Honra ao Mérito Barbosa Lima Sobrinho, em homenagem aos dois primeiros presidentes do PEN Clube, sendo Cláudio de Souza também seu fundador. As homenagens são entregues anualmente, sempre na solenidade de aniversário da entidade, a escritores, poetas, jornalistas, gestores culturais e outros profissionais que se destaquem em suas áreas ou tenham prestado serviço relevante à instituição.

Segundo Cláudio Aguiar, presidente do PEN Clube do Brasil, a diretoria da instituição decidiu, por unanimidade, conceder a primeira medalha ao diretor do Museu “por suas atividades de gestor cultural, bem como os relevantes serviços prestados a esta entidade”.

“Cláudio de Souza doou sua casa em Petrópolis ao Museu Imperial com o intuito de ser destinada a atividades culturais e literárias. Em 2011, por iniciativa do diretor do Museu, Maurício Vicente Ferreira Jr., a casa foi restaurada e destinada a esses interesses. Mas Maurício fez mais: no ano passado, criou as condições para que um convênio fosse firmado entre o Museu Imperial e o PEN Clube, para a realização de ações conjuntas”, acrescentou Cláudio Aguiar.

A medalha Cláudio de Souza foi entregue a Maurício Ferreira pelo escritor, jornalista, musicólogo e historiador Ricardo Cravo Albin, presidente do instituto Cultural Cravo Albin e conferencista do evento. Já a medalha Barbosa Lima Sobrinho foi concedida ao diplomata, poeta e ensaísta Geraldo Holanda Cavalcanti, membro da Academia Brasileira de Letras.

Texto de Divulgação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!