O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Cavaquinista da Velha Guarda da Mangueira conta com participações de peso como Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim e Dirceu Leite no cd que leva o nome "Siqueira Entre Nós"

osé Siqueira de Alcântara, aos 75 anos, soma mais de 450 obras de autoria própria para cavaquinho e o lançamento de seu ''primogênito'' acontece no dia 08 de junho, na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O cavaquinista da Velha Guarda da Mangueira conta com participações de peso - tanto no palco quanto no álbum - como Nilze Carvalho, Ronaldo do Bandolim e Dirceu Leite no cd que leva o título "Siqueira Entre Nós". Outros nomes da música como Márcio Hulk e Daniela Spielmman também participam das gravações. A iniciativa é fruto de um verdadeiro''mutirão''composto por mais de 120 pessoas - entre músicos e técnicos - envolvidas na gravação, além de doações para a viabilização do lançamento. 

Os idealizadores do projeto, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice, mobilizaram a classe artística após o drama pessoal vivido pelo cavaqunista. Siqueira é cardiopata e logo após sofrer uma cirurgia os médicos chegaram a dizer que teria apenas 1% de chance de sobreviver. Ao saber que Siqueira, de fato, havia contrariado as estatísticas, Wellington e Pedro recorreram ao crowdfunding – modelo de financiamento colaborativo que faz sucesso na internet – para arrecadar recursos e acabou dando certo.

O CD, gravado no Estúdio Umuarama, em Laranjeiras, é produzido pelos músicos e idealizadores do projeto, Wellington Monteiro e Pedro Cantalice. Inicialmente classificado como choro, o disco permite a fuga do rótulo e proporciona um mergulho mais intenso no universo da música instrumental, permeando assim diversos ambientes sonoros, mesclando tradicional e contemporâneo com muita propriedade e virtuosismo.   

Siqueira pertenceu à última formação do grupo de Pixinguinha, é pernambucano e filho de músicos - mãe pianista e pai bandolinista. Estudou acordeon na Academia Mario Mascarenhas e se apresenta como profissional há mais de 60 anos. Siqueira integrou vários grupos musicais (Carinhoso, Apoio e Chapéu de Palha), regionais (Chorões do Rio, Mário Pereira e seus Chorões, Conversa de Violão) e também participou de orquestras como Tabajara e Cuba Libre.

Em sua trajetória, acompanhou ainda artistas como: Jamelão, Alcione, Jards Macalé, Moreira da Silva, Dicró, as divas do rádio Marlene e Emilinha Borba, além de Mário Alves, Beth Carvalho, Nelson Gonçalves, Rildo Hora, e (mais recentemente) Seu Jorge.

Em setembro de 2012 esteve em Portugal após a aprovação do projeto “Siqueira e o Cavaquinho Brasileiro” pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Acompanhado pelos idealizadores ministrou oficinas no Mini Teatro da Calçada do Combro, na capital, com apoio do Clube do Choro de Lisboa
-


Serviço

Lançamento do Cd "Siqueira Entre Nós"

Data: 08 de junho 

Hora: 20h

Local
: Sala Baden Powell - Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360
Altura do Copacabana Palace – Posto 2
Estação Metrô Cardeal Arcoverde

Preço: R$ 20 inteira / R$ 15 estudantes e idosos

Texto: Assessoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana