Por dentro do Museu Imperial: I Prêmio Criança Feliz será entregue na Casa de Cláudio de Souza



Será entregue, no dia 21 de outubro, o I Prêmio Criança Feliz. A solenidade será realizada na Casa de Cláudio de Souza, às 19h30, homenageando personalidades petropolitanas que têm se dedicado ao trabalho artístico, social ou esportivo infantil na cidade. A premiação, realizada pelo grupo Top Street Dance, tem produção de Marcelo Cruz.

A ideia do prêmio surgiu como uma forma de estimular as ações em prol das crianças. Professor de danças e educador social, Marcelo atua no Centro Educacional Terra Santa desde 2000 e hoje atende ali a 110 crianças e jovens, além de 40 adultos.

“Venho acompanhando toda a luta daquela instituição para não fechar as portas para famílias que precisam dessa assistência. Lanço esse prêmio para que mais pessoas conheçam e se inspirem, valorizando o trabalho de profissionais de diversas áreas que se dedicam com amor para tornar uma ‘criança feliz’. Delas depende o futuro da nação”, explicou Marcelo, que também é idealizador do Festival Dançando Contra a Fome, lançado em 16 de agosto de 2001, arrecadando mais de oito toneladas de donativos, como alimentos, livros, brinquedos e agasalhos para instituições sócias.

Na categoria Teatro, o premiado é Laell Rocha, pela peça teatral “Era uma vez... Cláudio de Souza”. A encenação foi realizada pela primeira vez em maio desde ano, durante a 11ª Semana Nacional dos Museus. Crianças de escolas públicas e particulares de Petrópolis puderam conhecer melhor a vida e a obra de um dos escritores brasileiros mais importantes da primeira metade do século XX.

A peça, realizada na Casa de Cláudio de Souza, é composta por bonecos, dois atores músicos e um contador de história que apresentam uma retrospectiva da vida do autor, a partir da doação da casa de Petrópolis ao Museu Imperial e voltando ao tempo até o seu nascimento, em 20 de outubro de 1876. A história é contada por um boneco representando o próprio Cláudio de Souza criança e será novamente apresentada nos dias 22 e 24 de outubro, em comemoração ao aniversário do escritor (20 de outubro).

Todos os indicados ao prêmio têm sua história de vida e trabalho dedicados ao crescimento do país por meio de trabalhos com crianças. Em sua primeira edição, o “Criança Feliz”, vai ser entregue também em Teresópolis, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no dia 31 de outubro, quinta-feira, as 19h30, contemplando pessoas e profissionais daquela cidade. Em 2014, o objetivo é levar a premiação para Nova Friburgo, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto.
Veja a lista de categorias e premiados:

Dança: Fátima Cruz - Instituto Princesa Isabel

Música: Leonardo Randolfo - Coral Dó Ré Mi

Teatro: Laell Rocha - Peça Teatral sobre Cláudio de Souza

Produção Cultural: Carla Coelho e Mauricio Araújo - Xdaquestão Produções

Prestação de Serviço Público: Elaine Von Seehausen - Dep. Merenda Escolar - Secretaria de Educação

Esporte: Leandro Azevedo - Projeto Alcançar

Ação Social: Luis Paulo Farah Tenório - Petrópolis Ação Solidária

Destaque do Ano: Frei Antônio Moser - Centro Educacional Terra Santa

Instituição: Ana Cristina Eleutério - Projeto CELIGUI

Homenagem Especial: Dr.Pedro D’Alcantâra Miranda Filho - advogado

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Entrega do Prêmio Criança Feliz
Data: 21 de outubro de 2013, às 19h30
Local: Casa de Cláudio de Souza

Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mailmimp.biblioteca@museus.gov.br)

Texto: Assessoria de Imprensa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!