Gabriela: Ritmos Amados

Petrobras e Ministério da Cultura apresentam o espetáculo “Gabriela: Ritmos Amados” do Projeto Dançando Para Não Dançar, nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, às 18h no Teatro João Caetano. Serão 450 crianças de 17 comunidades cariocas atendidas pelo projeto, que se revezarão no palco durante o espetáculo. A entrada é gratuita.

"Gabriela: Ritmos Amados" nasce da necessidade de inovar. Pensando nisso, o Dançando Para Não Dançar ousa ao apresentar um espetáculo de balé, a partir da obra de Jorge Amado, com uma opção estética que funde ritmos e linguagens coreográficas clássicas, contemporâneas e populares.

A concepção do trabalho é da bailarina e coordenadora da companhia, Thereza Aguilar e do 1º bailarino do Theatro Municipal e professor do projeto, Paulo Rodrigues. Os bailarinos se inspiraram na obra “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado, buscando adaptar a história de maneira leve para a compreensão do público infantil e de forma a gerar uma identificação dos jovens com a realidade das comunidades onde vivem. De acordo com Thereza Aguilar, o objetivo é: "passar o conceito de que vale a pena amar e sonhar sempre. Por isso, decidimos que todas as meninas seriam ‘Gabrielas’. Não haveria uma, mas várias." Thereza destaca ainda a participação das jovens alunas e monitoras do projeto, que assinam junto as coreografias. "Elas criaram junto com os professores. Pra mim é gratificante ver como as meninas responderam bem a proposta de mudança e encamparam uma linguagem diferente.”

A trilha sonora, composta pelo arranjador e pianista Leandro Braga, especialmente para a o espetáculo, faz a fusão entre a música eletrônica e a orquestra.

Atualmente, o Dançando atua em dezessete comunidades: Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Rocinha, Mangueira, Chapéu Mangueira, Babilônia, Morro dos Macacos, Morro do Jacarezinho, Morro da Mineira, Salgueiro, Santa Marta, São Carlos, Morro do Borel, Japeri, Cruzada, Telégrafo e Cerro Corá, atendendo a cerca de 1.400 crianças e adolescentes de 05 e 19 anos. 

Em 2013, o projeto passou a atuar, em Japeri, na Baixada Fluminense, e no Morro do Telégrafo, onde atua com a pré-escola para trabalhar com as crianças na sua primeira formação. O projeto atualmente atende um total de 1. 425 alunos.

Parcerias – O projeto “Dançando Para Não Dançar” é patrocinado pela Petrobras, desde 1997, através da Lei de Incentivo à Cultura - Governo Federal - País Rico é País sem Pobreza. Conta com as parcerias da Faperj, Vídeo Filmes, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Secretaria de Estado de Cultura, e Programas Ponto de Cultura, Mais Cultura e Cultura Viva.

Também tem parcerias com as Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira, dos Cieps Ayrton Senna, Salvador Allende e João Goulart, do Teatro Leblon, do Teatro das Artes, da UniverCidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs, além de convênios mantidos com a Staatliche Ballettschule Berlin e Balé Nacional de Cuba.
 Serviço:
Gabriela: Ritmos Amados - Projeto Dançando Para Não Dançar
Dias: 18 e 19 de novembro de 2013
Local: Teatro João Caetano
Endereço: Praça Tiradentes, s/n – Centro, RJ
Horário: 18h
Duração: 1h.
Classificação: Livre
Entrada: A entrada é Franca
Evento sujeito à lotação do espaço

Texto: Assessoria de Imprensa



Cursos Online na Área de Informática
Cursos Online 24 Horas




Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!