O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Santo forte



Em 38 imagens, a exposição Santo Forte retrata expressões faciais e movimentos coreográficos dos sacerdotes do terreiro de Candomblé Ilê Asé Atara Magba, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Trabalho do fotógrafo Alex Ferro, pesquisador de manifestações populares, a mostra inaugurada no dia 27 de novembro fica em temporada até 26 de janeiro de 2014 na Galeria Pretos Novos, na Gamboa.



Para Alex Ferro, o foco nos rostos e danças é importante para transportar o espectador ao ambiente religioso do Candomblé. "Usei lentes claras e o diafragma da câmera bem aberto. A técnica me permitiu estar mais próximo aos integrantes da festa", lembra. "O resultado disso é uma imagem vazada, com ar fantasmagórico, justamente para retratar o conceito de espiritualidade do terreiro", define.
O fotógrafo foi convidado pelo curador da exposição, Marco Antônio Teobaldo. Para começar a fotografar, precisou de autorização da mãe de santo. "Todo o trabalho foi capturado em duas horas e meia. Guiei-me pelo senso estético do ambiente. Espaço, cores, movimento, tons de pele, tudo contribuiu para o resultado das fotos". Ferro, que já havia visitado outros terreiros e trabalhado em outras festas religiosas no Brasil e em Portugal, explica que o que mais o atrai é a emoção e o aspecto intuitivo dessas ocasiões: "Este é o momento em que o ser humano se torna mais sensível".
Serviço
Exposição Santo Forte, de Alex Ferro
Curadoria Marco Teobaldo
Entrada Gratuita
Visitas de terça-feira a sábado, das 12h às 18h
Galeria Pretos Novos - Rua Pedro Ernesto 32/34, Gamboa
Informações: (21) 2516-7089
Texto: Mariana Aimée
Cursos Online na Área de Informática
Cursos Online 24 Horas




Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana