O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Livro: A magia do circo: Etnografia de uma cultura viajante

O antropólogo Gilmar Rocha faz uma grande viagem e leva o leitor a descobrir como é o cotidiano do Grande Circo Popular do Brasil (Marcos Frota Circo Show), que hoje é um dos principais exemplos brasileiros do chamado “novo circo”. Esse conceito diz respeito a uma nova forma de fazer o espetáculo, que mescla elementos de tradição e de modernidade, os quais o autor expõe ao longo do livro.

Durante um período de aproximadamente um ano, Gilmar acompanhou os trajetos do GCPB pelo Brasil, estando presente, junto com os circenses, em nove cidades em que o circo foi montado. Nesse tempo, o autor pôde observar como se dá a questão hierárquica do GCPB, dividido entre o pessoal administrativo, o pessoal técnico ou de apoio e os artistas e suas famílias; como ocorrem as constantes viagens para realização dos espetáculos; como é a relação com o público; como se dão os processos de montagem e desmontagem; além de compreender a multiplicidade de sentidos que a categoria fazer adquire: “fazer a praça”, “fazer o pano”, “fazer amizades”, “fazer carreira”, “fazer o nome”, “fazer o número” e “fazer o corpo”.

O circo é uma construção narrativa, resultado de modalidades discursivas múltiplas (oral, visual, gestual, corporal e textual) – uma construção social e histórica. Ele se “faz” e refaz cotidianamente, na medida em que está em constante viagem, e talvez nisso consista a sua “magia”.
Sobre o autor

Gilmar Rocha é doutor em Antropologia Cultural pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedica-se a estudos nas linhas de pesquisa em teoria antropológica; educação e cultura popular; memória e patrimônio cultural; e identidade e performances. Nos últimos anos, tem realizado pesquisas na área da educação e, com especial ênfase, tem se dedicado aos temas da malandragem e do circo no Brasil. Participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPQ: Antropologia dos Objetos – coleções, museus e patrimônios culturais, vinculado ao IFCS-UFRJ; e Dança, Teatro e Performances Afro-brasileiras, associado ao Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF. Atualmente, é professor no curso de Produção Cultural, do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE), e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ficha técnica

Título: A magia do circo: etnografia de uma cultura viajante                                      
Autor: Gilmar Rocha
Categoria: Antropologia
Número de páginas: 304
ISBN: 978 85 8316 005 2
Preço: R$ 44,00
Editora: Lamparina editora (www.lamparina.com.br)

Texto: Assessoria de Imprensa


Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 

Visite minha lojinha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana