Documentário discute indústria do tabaco

A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lançou no último dia 16 o documentário “Dois Pesos e Duas Medidas”  A sessão ocorreu no Midrash Centro Cultural, na Rua General Venâncio Flores, 182, Leblon, no Rio de Janeiro. Após a exibição, houve um debate com alguns entrevistados do filme.


Dirigido pelo cineasta e professor de cinema Rodrigo Gontijo, “Dois Pesos e Duas Medidas” conta a história de José Carlos Marques, aposentado que teve as duas pernas amputadas por causa de uma doença comprovadamente relacionada ao fumo, a tromboangeíte obliterante. A imagem dele ilustrou a primeira rodada de advertências sanitárias nos maços de cigarro, a partir de 2001.

O filme apresenta entrevistas com especialistas médicos, como os oncologistas Marcos Moraes, presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Roberto Gil, do Instituto Nacional de Câncer e diretor da Oncoclínica, e a epidemiologista Vera Luiza da Costa Silva, nova chefe do Secretariado da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde.

O documentário mostra como a Justiça analisa de forma diferente o direito do consumidor tabagista e a responsabilidade civil empresarial. José Carlos Marques entrou com uma ação indenizatória contra a fabricante dos cigarros que fumou por mais de 30 anos e não conseguiu ter o pleito atendido.

No filme, os advogados Eduardo Motta, Manoel de Paula e Silva e o procurador do Ministério Público de São Paulo João Lopes Guimarães abordam a questão da responsabilidade civil da indústria do tabaco. “Dois Pesos e Duas Medidas” ouviu também a advogada Clarissa Homsi e a socióloga Paula Johns, respectivamente coordenadora jurídica e diretora-executiva da ACT. Viúva do ator e comediante Chico Anysio, Malga di Paula lembra no documentário que o maior arrependimento que o artista teve na vida foi o de ter começado a fumar.

Com 28 minutos, o filme foi produzido através de financiamento coletivo via plataforma Catarse. Em São Paulo, o lançamento será dia 24 de abril, às 19h, na Cinemateca Brasileira, na Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. O site http://www.doispesosduasmedidas.org.br traz mais informações sobre o projeto.


Texto: Assessoria de Imprensa


Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 

Visite minha lojinha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!