Livro: Modernização e território: Entre o passado e o presente do Norte Fluminense

O estado do Rio de Janeiro está no centro da questão envolvendo a divisão dos royalties do petróleo e, nesse cenário, o Norte Fluminense entra em foco, já que é uma das principais regiões produtoras desse recurso natural no país. No entanto, também é uma das regiões fluminenses com mais sinais de contradições e desigualdades. Ao mesmo tempo que é uma das mais ricas quando se considera o Produto Interno Bruto (PIB), tem alguns dos piores indicadores sociais do estado. Tendo isso em vista, esta coletânea, organizada pelas geógrafas Júlia Adão Bernardes e Catia Antonia da Silva, traça um panorama das transformações espaciais em curso no Norte Fluminense, com enfoque na crise do setor sucroalcooleiro e na emergência de novos usos do território no contexto da modernização.

Os textos contribuem para a compreensão das velhas e novas contradições que marcam essa importante região do estado do Rio de Janeiro, e também para mostrar o conjunto dos espaços que sofrem a nova onda de modernização no território brasileiro. Os processos de modernização em curso, ao contrário de superar, acentuam tais contradições. Os capítulos passam, ainda, por alguns conceitos, como de território e de territorialidade. Dessa forma, o leitor irá se deparar com elementos para pensar de maneira crítica o caráter geograficamente desigual e combinado do neodesenvolvimento que se ancora em grandes obras e empreendimentos presentes, hoje, no território fluminense e brasileiro.


Sobre as organizadoras

Júlia Adão Bernardes é doutora em Geografia pela Universidad de Barcelona; professora permanente do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ; pesquisadora do CNPQ e da FAPERJ; e coordenadora do Núcleo de Estudos Geoambientais (NUCLAMB) da UFRJ e da Rede Nacional de Pesquisas sobre Regiões Agrícolas (REAGRI).

Catia Antonia da Silva é professora do programa de Pós-Graduação em História Social, do programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP–UERJ), estando no cargo de professora associada. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas (NUTEMC–FFP–UERJ). Também é pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Atualmente, é procientista – UERJ.

Ficha técnica

Título: Modernização e território: entre o passado e o presente do Norte Fluminense 

Organizadores: Júlia Adão Bernardes & Catia Antonia da Silva

Categoria: Geografia

Número de páginas: 96

ISBN: 978 85 8316 004 5

Preço: R$ 28,00

Editora: Lamparina editora (www.lamparina.com.br)


Texto: Divulgação/Assessoria de Imprensa


Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 

Visite minha lojinha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!