MUSEU NACIONAL DOS CORREIOS RECEBE EXPOSIÇÃO DE HÉRCULES BARSOTTI

O Museu Nacional dos Correios apresenta, de 27 de março a 25 de maio, a exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”, com a exibição de 30 serigrafias e mais 30 peças em material tátil da obra de Hércules Barsotti, expostas para deficientes visuais. A mostra tem curadoria de Cláudia Lopes e pode ser visitada de terça a sexta, das 10 às 19h e sábados e domingos, das 12h às 18h. A mostra tem patrocínio dos Correios, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal.

A seleção das obras de Barsotti para a exposição é baseada no conjunto de sua experiência pictórica, sua pesquisa de forma e cor que o consagrou na arte brasileira. A mostra permitirá uma reflexão sobre as linguagens, uma abertura na questão do olhar, tanto no ato de enxergar quanto nos diversos modos de ver.

“Alguém que enxerga, muitas vezes passa por objetos, formas e cores sem parar para sentir, de fato, sem perceber ao que se reporta a escultura ou a pintura. Nossa proposta é que o espectador permaneça um tempo maior na sala de exposição, que sua visita seja de fato uma nova experiência, e que nessa experimentação seja ampliada sua percepção”, afirma a curadora Cláudia Lopes.

O artista:

Hércules Barsotti é um artista neoconcreto que nasceu em São Paulo, em 1914, e faleceu na mesma cidade, em 2010. Desenhista, pintor e programador visual, Barsotti iniciou sua formação artística em 1932, sob orientação de Enrico Vio. Paralelamente, estudou química industrial no Instituto Mackenzie (SP). Nos anos 1950, tornou-se desenhista têxtil, criando, em 1954, juntamente com Willys de Castro, um estúdio de projetos gráficos na capital paulista. Dedicou-se ao trabalho de criação no campo da arte concreta, mas não pertenceu ao Grupo Ruptura, de São Paulo.

Em 1958, viajou para a Europa entrando em contato com Max Bill, responsável pela irrupção do concretismo no Brasil. Integrou, a partir de 1960, o Grupo NeoConcreto, liderado pelo crítico Ferreira Gullar, que tinha suas bases no Rio de Janeiro, quando participou das exposições do grupo realizadas no Rio e São Paulo, e da mostra internacional Konkrete Kunst, organizada por Max Bill em Zurique. Entre 1963 e 1965, participou do Grupo Novas Tendências, que tentou reagrupar os artistas de tendência geométrica em São Paulo. Em 2004, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma abrangente retrospectiva do artista, enfatizando sua contribuição à arte brasileira do século XX.



Serviço:

Exposição “Hercules Barsotti – Além do Olhar”

Local: Museu Nacional dos Correios

Endereço: SCS quadra 4, bloco A, 256, ed. Apolo - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915

Abertura para a imprensa e convidados: 27/03 às 19h

Abertura para o público: 28/03

Visitação: 28/03 a 25/05 de 2014

Horário de visitação: terça a sexta, das 10 às 19h e sábados e domingos, das 12h às 18h.

Informações: (61) 3206-9448

Entrada franca

Classificação Livre

Realização: QSP Projetos Culturais Ltda.

Patrocínio: Correios, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal

Acesso para pessoas com necessidades especiais


Texto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 

Visite minha lojinha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!