O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

O FOTÓGRAFO FLÁVIO COLKER APRESENTA A INSTALAÇÃO “CÂNTICO” Obra inclui performance, vídeo e fotografia, no Midrash

Em abril, o fotógrafo Flávio Colker apresenta no Midrash Centro Cultural a instalação “Cântico”. A obra representa uma síntese de sua trajetória no campo da fotografia, marcada por um forte vínculo com a música e a dança. Flávio é autor de emblemáticas fotos de capas de disco da MPB (Cássia Eller, Caetano Veloso...), atuou como diretor de vídeos musicais (Legião Urbana, Marina...) e faz os registros fotográficos da Companhia Débora Colker (sua irmã). A instalação “Cânticos” é um tríptico, composto de uma obra em vídeo, uma série fotográfica e uma performance, que remetem à cabala. O evento acontece no dia 1º de abril, às 20h, com a participação especial de Toni Platão, do conjunto de música árabe Al Nur Kibbir e de bailarinas. O rabino Nilton Bonder encerra o evento, com um debate sobre imagem, desejo e ética. A obra em vídeo e a instalação fotográfica ficam em exposição até o dia 1º de maio.


De inspiração bíblica, “Cântico” é um olhar sobre a mulher e o êxodo. A instalação é fruto da pesquisa de Flávio Colker sobre fotografia e performance, e uma reflexão sobre problemas surgidos no embate da imagem/olhar x monoteísmo. “’Cânticos’ é a síntese do meu trabalho de vídeo, de retratos e de arte em galerias. É uma canção de amor, como o salmo”, fala o artista.

1.    PERFORMANCE: Na performance, chamada Olhar do Rei, bailarinas apresentam-se ao som de música medieval sefaradita (referente aos descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha), interpretada pelo grupo Al Nur Kibir. Tudo acontece entre a rua e a entrada do centro cultural. A obra remete à passagem bíblica em que o Rei Davi, o maior rei de Israel, se apaixona por Betsabá, esposa de seu leal guerreiro Urias, ao vê-la banhar-se no telhado. O rei transgride a ética, enviando Urias para morrer em combate e desposa sua mulher. Desse casamento transgressor, nasce Salomão considerado depois o rei mais justo de todos os tempos. “A cena do banho de Betsabá expõe as tensões da imagem x ética/moral”, explica o artista. A perfomance, a ser apresentada no dia 1º de abril, é dirigida por Flávio Colker em parceria com Débora Colker e conta com a participação do musico Toni Platão.


2.    VÍDEO (9 min): O vídeo é uma sequência de 150 imagens composta ao longo de dois anos entre o México e o Rio de Janeiro. São fotografias de performances da artista Daniela Vidal sobre solidão, erotismo, êxodo e reencontro com a natureza. O vídeo, a ser exibido de 2 de abril a 1º de maio, compõe uma grande narrativa à maneira das histórias em quadrinhos.


3.    FOTOGRAFIA: Três séries de fotografias, instaladas nos três andares do centro cultural, homenageiam a primavera, a fertilidade, a água e a terra. O feminino. O trabalho faz parte de uma coleção de fotos do artista, na qual cada série é um poema visual sobre o amor e o exílio. A obra será apresentada no dia 1º de abril e fica em exposição até 1º de maio, de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h.

Flávio Colker | Fotógrafo, com trabalhos na coleção permanente do MAM/SP. Diretor de cinema premiado com o filme “Metal Guru” no Mix Brasil São Paulo, em 1996, já expôs seus trabalhos no Oi Futuro, nas galerias cariocas Laura Marsiaj, Mercedes Viegas, Largo das Artes, entre outras. É autor dos retratos usados em emblemáticas capas de discos e trabalhos de divulgação de músicos, como Caetano Veloso, Cássia Eller, Capital Inicial, Cazuza, Ed Mota, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Legião Urbana, Lobão, Lulu Santos, Marina, Marisa Monte, Supla, Tati Quebra Barraco, Tim Maia, entre outros. Diretor de vídeos para clipes da Legião Urbana, Marina e Kid Abelha.
Conheça algumas das fotos de capas de discos de Flávio Colker:

SERVIÇO
INSTALAÇÃO DE ARTE
Cântico
De Flávio Colker

1º de abril | 20h
Exposição: de 2 de abril a 1º de maio, de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h
Entrada gratuita
Midrash Centro Cultural -
Rua General Venâncio Flores, 185 – Leblon
Reservas: 2239 2222
| secretaria@midrash.org.br
www.midrash.org.br



Fonte: Assessoria de Imprensa

Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 

Visite minha lojinha!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana