O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

2ª edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena começa nesta sexta-feira, 16, e recebe peças do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo

Nesta sexta-feira, 16, será dada a largada para a segunda edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena, que este ano receberá 28 espetáculos dos mais diversificados gêneros, além de intervenções cênicas, oficinas e palestras. O evento é totalmente gratuito e terá um palco montado na praça principal da cidade, além do teatro do SESI Centro Cultural Yves Alves e outros espaços alternativos até o dia 24 de maio com atrações diárias.


A abertura acontecerá na sexta-feira às 19h com apresentação do casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo e em seguida será apresentado o bem criticado espetáculo “Calango Deu”, com Suzana Nascimento. No sábado às 10h o público infanto-juvenil será agraciado com a peça “Bicho do Mato”, do grupo carioca Tapetes Contadores de Histórias, apresentado no jardim do SESI Centro Cultural Yves Alves. Logo em seguida, às 11h, a Trupe Gaia, de Belo Horizonte, apresenta o infantil “Palhacita Vai à Praia” na Estação de Trem Maria Fumaça.

À tarde, às 17h, a atriz e diretora carioca Helena Contente apresenta o solo “Se faz caminho ao Andar” no Sobrado Aimorés. O espetáculo explora a narração de histórias se valendo da oralidade, de recursos corporais e manipulação de objetos e figurinos. Em seguida, às 18h, o SESI Centro Cultural Yves Alves recebe o espetáculo paulista “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”, encenado pelo ator indicado ao Prêmio Shell de Teatro João Paulo Lorenzon.

À noite ficará por conta da estreia do Palco Praça que promete sacudir a cidade com a apresentação do musical Raul Fora da Lei, de Roberto Bomtempo, em que conta a história do Maluco Beleza Raul Seixas. A peça estreou há 15 anos em solos cariocas e agora retornar para uma única apresentação à pedido da curadoria da mostra.

O domingo terá início às 11h com a performance “Homem Produto”, do grupo carioca Urbitantes, dirigido por Tatiana France. A apresentação que se utiliza do teatro, dança, música e artes plásticas para abordar questões importantes como o lixo produzido nas grandes cidades, terá início na Estação da Maria Fumaça e segue até a praça principal da cidade.

Às 16h o Palco Praça recebe o infantil “Uma peça como eu gosto”, dirigido por Lúcio Mauro Filho e Duda Maia. O espetáculo idealizado pela companhia carioca Histórias pra Boi Dormir reúne histórias de Shakespare e a tradicional cultural popular, se utilizado da linguagem do teatro de boneco, música e contação de história.

Às 20h o ator Gustavo Rodrigues interpreta nada menos que 38 personagens no premiado espetáculo “Billdog”, escrito pelo inglês Joe Bone. O final de semana termina com a apresentação do espetáculo “Acorda Amor, às 22h, no Sobrado Aimorés.     
  
CEMIG e SESI apostam no Tiradentes em Cena

A segunda edição do Tiradentes em Cena conta novamente com o patrocínio da Cemig e este ano ganhou um novo patrocinador, o SESI/DN. Ambas instituições acreditaram na iniciativa do evento em propagar a cultura e tornar Tiradentes uma referência nas artes cênicas, assim como o Governo de Minas, SESI/FIEMG, a Prefeitura Municipal de Tiradentes, Localiza, locadora oficial do evento, a ASSET (Associação Empresarial de Tiradentes) e o grupo Tiradentes Mais.  

- Tivemos uma avaliação muito positiva não só dos moradores da cidade, como também de toda a rede hoteleira e gastronômica de Tiradentes, o que prova que estamos no caminho certo e a vocação da cidade para eventos de qualidade – diz Aline Garcia, idealizadora do evento.

Entre os espetáculos de Minas Gerais estão “Calango Deu”, “Acorda Amor”, a leitura dramática de  “Only You”, “Dos meus olhos saem rosas”, “A Casa dos Espelhos”, “Manotas Musicais”, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, “Travessia” e “O País do Desejo do Coração”. O Rio de Janeiro será representado pelos espetáculos “Bicho do Mato”, “Se faz caminho ao andar”, “Raul Fora da Lei”, “Homem Produto”, “Billdog”, “Oleanna”, “Olheiros do Tráfico”, “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” e “O Cara”. São Paulo também se faz presente com “Eu vi o sol brilhar em toda sua glória”, “A alma é o líquido do mar” e “Ilhada em mim”.

Em 2014 o Tiradentes em Cena abriu inscrições através do sitewww.tiradentesemcena.com.br para grupos e peças de todo o país. Nesta primeira investida a mostra recebeu 382 inscrições, o que comprovou o interesse dos artistas em participarem do evento e contribuírem com a descentralização do acesso às artes cênicas.

Este ano o Tiradentes em Cena homenageará o grupo mineiro Ponto de Partida que há 33 anos é companhia de repertório, itinerante, independente, com 21 profissionais em exercício permanente.

Debates, cursos, oficinas e palestras direcionadas para a área cultural também estão na programação da segunda edição do Tiradentes em Cena.


SERVIÇO
Tiradentes em Cena
Local: Tiradentes (MG)
Período: 16 a 24 de maio de 2014
Entrada Franca / Verificar a programação emwww.tiradentesemcena.com.br
Classificação: Verificar a classificação de cada espetáculo na programação.
Patrocínio: CEMIG/Governo Federal e SESI
Incentivo: Lei Federal de Incentivo a Cultura
Apoio: Secretaria de Estado de Cultura de Minas GeraisGlobo Minas, Localiza, ASSET, Tiradentes Mais, ACI-Del Rei, SEBRAE, Revista Encontro, Companhia de Inventos, Oficina Entre & Vista, Libertas Viagens, Museu da Liturgia, Museu Padre Toledo, Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Sobrado Aimorés e a UFMG

Texto: Minas de Ideias Comunicação Integrada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana