Artes cênicas ganha nova edição da revista Boca de Cena

O lançamento da segunda edição da revista Boca de Cena – Revista de Artes Cênicas da Bahia já tem data marcadadia 11 de junho, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural da Barroquinha. Editada e distribuída pelo Oco Teatro Laboratório e organizada pelos diretores teatrais Luis Alonso e Paulo Atto, a publicação traz textos inéditos e novo formato. Este número é dedicado aos 30 anos de Frank Menezes e aos 50 anos da companhia Odin Teatret e traz entrevistas com o ator baiano e o diretor do grupo dinamarquês, o italiano Eugenio Barba. Durante o lançamento da revista, haverá um bate papo entre o ator Frank Menezes e o diretor teatral Paulo Atto, assim como a possibilidade do próprio Frank responder perguntas diretamente ao público presente.     


Entre as novidades da segunda edição está um suplemento de bolso, que publicará mensalmente o pensamento de importantes criadores nacionais e internacionais envolvidos com as artes cênicas. De acordo com um dos organizadores da revista, o diretor teatral Luis Alonso, a publicação abre espaço ao teatro de grupo na Bahia, traz reflexões sobre as artes cênicas e uma seção denominada de “Memórias”, dedicada a personalidades que faleceram no ano passado e que fizeram parte da trajetória do teatro baiano.

“Esta edição apresenta um novo formato na sua estrutura interna de seções, contemplando entrevistas com grandes nomes do teatro que contribuem de maneira eficaz para o diálogo, os processos criativos, estéticos, éticos de pensar e agir em coletivo, além de dedicar uma seção especial aos artistas que não estão mais conosco, mas que souberam oferecer toda sua vida ao oficio de pensar, agir e sonhar em formas artísticas”, explicam Alonso e Atto no editorial da revista.       

Alonso destaca ainda a publicação de dois textos inéditos. O primeiro de Gil Vicente Tavares, Os Amantes II, estreado no ano de 2006 e que teve leitura dramática em Roma, Itália, antes da estreia na Bahia, no mesmo ano. A segunda produção é um texto de Paulo Atto, A Conferência, espetáculo estreado pelo Oco Teatro Laboratório no ano de 2013.

Boca de Cena é uma publicação associada ao Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia) e direcionada a pesquisadores, estudantes, docentes, grupos e profissionais do teatro. O objetivo é estimular o pensar crítico a partir dos aspectos teóricos, dos diferentes espaços e vertentes de investigação e pesquisa na área. A edição nº 2 tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do edital Setorial de Teatro 36/2012. 

Texto Carol Campos e Marcos Paulo Sales 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!