O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Florianópolis é sede do primeiro Congresso Extraordinário da Fortaleza de Anhato-mirim



A iniciativa de reunir 10 curadores vindos de algumas partes do Brasil, e também do mundo, para uma verdadeira imersão sobre as práticas curatoriais e o movimento da arte contemporânea desdobra uma nova etapa do projeto Ações Curatoriais idealizado pelas curadoras Kamilla Nunes, Marta Mestre e Beatriz Lemos. A primeira fase, realizada em Florianópolis no final de abril, colocou lado a lado 10 profissionais da área com experiências distintas e permitiu através da residência o entrosamento das ideias e ações, agora focadas num projeto único. O primeiro Congresso Extraordinário da Fortaleza de Anhato-mirim é fruto deste trabalho, aberto para pessoas interessadas - profissionais e estudantes - na articulação de contextos de produção, exibição, circulação, debate e pesquisa em arte contemporânea. "Nos parece uma grande oportunidade de encontrar outras pessoas, realizar um percurso por terra, outro pelo mar e, então, experimentar um Congresso especialmente preparado para os vastos gramados e construções carregados de história que constituem a Fortaleza", conta Paulo Miyada, integrante do projeto Ações Curatoriais.
A travessia para a ilha de Anhato-Mirim, agendada para acontecer em 08 de junho a partir das 10h30, é definida como uma metáfora pelo grupo. "São os desafios e possibilidades do circuito de arte que atravessam uma capital caracterizada por seu caráter insular. O formato do evento também faz sutil referência ao Congresso Extraordinário de Crítica de Arte realizado em 1959, em Brasília", complementa Paulo. O curador se refere à reunião de pensadores e críticos em arte empenhados, na época, em debater possíveis sínteses entre a arte e arquitetura. Florianópolis assume esse papel como território, de provocar a integração entre a arte, seu público e espaços. O Primeiro Congresso da Fortaleza de Anhato-mirim foi criado neste sentido com uma proposta generosa e simples: a provocação de textos e contextos para o encontro entre pessoas e proposições artísticas. Um dia para criar, para trocar, para ouvir. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://acoescuratoriais.wix.com/florianopolis até o dia 01 de junho.O AçõesCuratoriais foi concebido pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, tem coordenação do Instituto Meyer Filho e ainda parceria com o Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Obs.: O projeto oferece 120 lugares gratuitos nas escunas. As vagas serão garantidas por ordem de inscrição. Caso o número de inscrições seja maior que as vagas oferecidas, será cobrado um valor de 20 reais por pessoa. 

Roteiro básico: 08 de junho de 2014

Saída: Marina Marina, bairro Sambaqui, Florianópolis, 10h30.

Rodovia Gilson da Costa Xavier, 1546
Sambaqui - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Almoço: 12h (Baía dos Golfinhos) – R$ 19,90 por pessoa

Fortaleza: 14h às 17h - R$ 5,00 o ingresso

Retorno: Marina Marina, bairro Sambaqui, Florianópolis, 18h

Informações e contato
acoescuratoriais@gmail.com
48 91146111 (Kamilla Nunes)
48 9164 4879 (Fernando Boppré)
48 9962 8010 (Elisa Schmidt)
48 9616 0485 (Sarah Push)


Texto Luciana de Moraes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana