A VIDA DE UM B-BOY NO TEATRO MUNICIPAL MARIA CLARA MACHADO

Seguindo seu próprio mantra, “suba o morro, desça a ladeira, circule: a cidade é nossa”, a Cia de Teatro Abraços da Paz, da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, segue mostrando seu primeiro espetáculo “A vida de um B-Boy. Desta vez, o grupo ocupa o Teatro Municipal Maria Clara Machado de 21 de junho a 13 de julho de 2014, com sessões de sexta a domingo, às 20h30m. O texto é de autoria de Jonas França, que também assina a direção, junto com Alex Borges, enquanto a supervisão artística ficou a cargo de Matheus Nachtergaele.

A vida de um BBoy tem um elenco jovem, formado por Adriel Araújo, Alan Fernandes, Anderson Cocão, Breno Rogelio, Bia Ferraz, Camila Perez, Erica Pineschi, Juliana Moraes e Lúcio Pedra, entre outros. Apesar de ter como base o Lajão Cultural Esportivo, na Ladeira dos Tabajaras, o grupo mescla artistas de diferentes partes Estado do Rio, como Caxias, Mesquita, Méier, Rocinha, Copacabana e Glória.

Na história, um grupo de jovens, dançarinos de break, busca a realização profissional, enquanto tenta resolver questões pessoais. Quando um amigo precisa de ajuda, a turma repensa suas atitudes. Como Mosqueteiros, eles usam a arte e união, para encontrar a solução para os seus problemas. A trama se desenvolve entre passos de break, com coreografia assinada por Nilson Bruno e Raphael Russo. Destaque para os jovens Orlando Manuel e Luh Costa, dançarinos profissionais, que já participaram de campeonatos do gênero e apresentações fora do Brasil.

O texto foi inspirado na própria história dos jovens. “Acabei escrevendo sobre a relação da amizade deles e o envolvimento com a dança e a mistura ficou boa.” - afirma Jonas.

Sobre a Companhia de Teatro Abraço da Paz

O confronto entre bandidos e a polícia no Morro dos Cabritos, em Copacabana em 2009, provocou uma revolta em forma de arte nos moradores da região. Um grupo de atores, atrizes, dançarinos, diretores e produtores organizaram o primeiro levante pré-UPP e o primeiro Abraço da Paz, no Morro dos Cabritos, em Copacabana, promovendo um mutirão que transformou o Lajão, uma construção precária em um espaço para a expressão artística e cultural, agora conhecido por Lajão Cultural Esportivo. O sucesso experimentado na Ladeira dos Tabajaras foi exportado para outras comunidades cariocas através dos Bboys e o break dance. 

Em julho de 2011, Jonas França e Alex Borges, assumiram o desafio de construir uma dramaturgia para o grupo e criaram a Cia de Teatro Abraço da Paz. Foram dois anos de pesquisas, ensaios, exercícios de posturas e impostação de voz com o objetivo de transformar jovens dançarinos talentosos em um grupo de teatro. 

Os diretores Jonas França e Alex Borges são dois artistas cariocas representantes de uma nova geração de artistas de teatro. Os dois se conheceram nas Oficinas de Criação de Espetáculos do grupo Palco Social e, após dois musicais de sucesso – “Diferente Igual a Gente” e “Dá um jeitinho aí?”-, partiram para novos aprendizados. Em seguida, trabalharam na CUFA - Cidade de Deus, onde atuaram juntos em mais um espetáculo, “Numa Esquina Qualquer”.

Jonas França seguiu para o grupo Nós do Morro e tem no currículo algumas participações em séries e novelas da TV Globo, como a última versão de Gabriela e, mais recentemente, oremake de “Guerra dos Sexos”. Já Alex Borges seguiu na linha academia e tornou coordenador do Curso Livre de Teatro da Cia. Tumulto (CUFA).

A VIDA DE UM B-BOY

Ficha Técnica - Texto: Jonas França / Direção: Jonas França e Alex Borges / Supervisão artística: Matheus Nachtergaele / Assistente de Direção: Jaquison Schultz / Coreografias: Nilson Bruno e Lúcio Pedra / Figurino: Cao Albuquerque e Luana Pessanha / Iluminação: Orlando Schaider / Cenografia: Juliano Werneck / Maquiagem: Alessa Borges / Grafites: Leandro Tick / Som: Alex Borges/Trilha Sonora: Jonas França e Nilson Bruno / Preparacão Vocal:Zéza Júlio/ Assistente de produção: Brenno Meneghel / Produção: Cabbet Araújo e Juliano Werneck

Elenco: Adriel Araújo, Alan Fernandes, Anderson Cocão, Breno Rogelio, Bia Ferraz, Camila Perez, Erica Pineschi, Juliana Moraes, Lúcio Pedra, Luh Costa, Nilson Bruno, Orlando Manuel, Paulo Lucas, Raphael Russo, Ronald Simões, Yasmin Velozo, Yuri Sodré.

Sinopse: um grupo de jovens, dançarinos de break, busca a realização profissional, enquanto tenta resolver questões pessoais. Quando um amigo precisa de ajuda, a turma repensa suas atitudes. Unidos, eles usam a arte e união, para solucionar os seus problemas.

Serviço:

Vida de um B-boy

De sexta a domingo - 20h30

Local: Teatro Municipal Maria Clara Machado

Endereço: Rua Padre Leonel Franca 240 – Gávea


Capacidade: 120 lugares

Censura: Livre

Duração: 60 minutos

Ingresso: R$30,00 / R$15 (meia)

Temporada: até 13 de julho

Texto: Armazém Comunicação


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!