PRORROGADA A TEMPORADA ATÉ O DIA 20 DE JULHO

O Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho, vai virar cenário do espetáculo “As três irmãs”, do dramaturgo russo Anton Tchekhov. E o jardim da residência do escritor que presidiu a Academia Brasileira de Letras entre 1958 e 1993, palco da encenação, terá quase a mesma importância de um personagem, dialogando com os temas da peça. A iluminação será natural, pensando a luz do sol como representativo do tempo, bem como das estações do ano: a peça começa com o dia ainda claro, na primavera, e termina com a chegada da noite e do outono.


A montagem da diretora Morena Cattoni privilegia a natureza, o texto bem falado e a passagem do tempo da primorosa obra de Tchekhov. A peça conta a história das irmãs Olga, Irina e Macha –  representadas por Paula Sandroni,  Julia Deccache e Gisela de Castro –, que moram no interior da Rússia com o irmão Andrei, interpretado por Rodrigo Cirne. Eles foram criados por um pai militar que os ensinou as maiores virtudes. Porém, onde moram, o conhecimento que têm não serve pra nada útil. Eles recebem a visita de militares em sua casa e filosofam sobre a vida. As três irmãs sonham em voltar à sua cidade natal: Moscou. Esse sonho as move, porém nunca chegam a realizá-lo.

E o sonho de montar esse texto de Tchekhov, que é o de qualquer ator, foi uma meta das idealizadoras Paula, Gisela e Morena, que, sem apoio nenhum, reuniram uma equipe de novos profissionais e entraram com a cara, a coragem e, claro, muito amor pelo projeto. Foi o encontro certo no momento certo. Tudo tão perfeitamente combinado que até o casarão se encaixou à proposta do texto, que fala de passagem de tempo e história.

“As três irmãs” fica em cartaz até 20 de julho, com sessões sempre as sextas, aos sábados e domingos, às 16h, com entrada franca. Como a plateia só terá 30 lugares, é preciso fazer reservas pelos telefones 99974-8272 /  ou pelo email astresirmasnojardim@gmail.com falar com a Maria Fernanda.

Em caso de chuva, não haverá espetáculo.

FICHA TÉCNICA
Texto: Anton Tchekhov
Direção: Morena Cattoni
Assistente de direção: Daniel Chagas
Idealização: Paula Sandroni, Gisela de Castro e Morena Cattoni
Elenco: Arthur Rozas, Carlos Neiva, Cássio Pandolph, Chica Oliveira, Gisela de Castro, Julia Deccache, Amanda Vides Veras, Jean Machado, José Gomide, Marcelo Morato, Natasha Corbelino, Paula Sandroni, Paulo Roque e Rodrigo Cirne.
Figurino: César Soares
Direção de arte: Luciana Craveiro
Produção: Maria Fernanda Marques
Coordenação do Casarão Austregésilo de Athayde: Clara Sandroni
Preparação vocal: Verônica Machado

SERVIÇO:
Local: Casarão Austregésilo de Athayde.
Endereço: Rua Cosme Velho, 599.
Data:  até o dia 20 de julho.
HorárioSextas, Sábados e Domingos às 16h.
Duração: 95 minutos
Classificação etária: 10 anos
Capacidade de público por sessão: 30 lugares.
Reservas pelo telefone99974-827297321-3133  ou pelo email:astresirmasnojardim@gmail.com falar com a Maria Fernanda
ENTRADA FRANCA
Em caso de chuva, não haverá espetáculo
Nos jogos do Brasil, não haverá espetáculo



CURRÍCULOS:
MORENA CATTONI
Formada em Direção Teatral na Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ em 2009. Pós-Graduada em “Corpo, Diferenças e Educação” na Faculdade Angel Vianna em 2012. De 2006 compõe a 2013 foi professora da escola Artcênicas sob a direção artística de Antônio Amâncio. Participou do Laboratório de Direção “Director´s Lab” em Nova Iorque, na instituição Lincoln Center, em Julho de 2013.

Participou do Projeto SESC Dramaturgia - Leituras em Cena, ministrando oficinas nos estados: Paraíba, Bahia, Alagoas e Sergipe, em Abril de 2013 e no estado Mato Grosso (Cuiabá e Rondonópolis) em Abril de 2014. DIREÇÃO: “GODÓ O BOBO ALEGRE”, opereta de Pedro Bloch e Francisco Mignone. Escola de Música da UFRJ, outubro 2013. “HOMENS GORDOS DE SAIA” de Nicky Silver, em cartaz: teatro Gláucio Gill (setembro de 2010), Galpão Gamboa(outubro 2010). Espetáculo premiado no 7º. Festival de Teatro de Duque de Caxias nas categorias: melhor direção, espetáculo, ator, atriz e figurino e fez o Circuito Estadual das Artes em 2011.  “COMO ME TORNEI ESTÚPIDO”, de Martin Page, que venceu a 2ª Mostra de Teatro do C.E.A.E com coordenação de Ana Kfouri, agosto de 2008. Em cartaz: Sesc Tijuca (setembro 2008), Gláucio Gill (julho 2009) e Glauce Rocha (outubro 2009).   ASSISTENTE DE DIREÇÃO: “O olho azul da falecida”, de Joe Orton, com direção de José Henrique Moreira. São Paulo, Novembro e Dezembro de 2012.   “Cláun Palhaços Mudos” e “Maria Eugênia” entre 2005 e 2008, direção de Luis Igreja. ATRIZ: “Joaquim e as estrelas”, (Zilka Salaberry 2011 texto; em cartaz: Oi Futuro e Imperator); “O Pequenino grão ade areia” (Zilka Salaberry 2006 texto e espetáculo, em cartaz: Oi Futuro, Teatro das Artes); Longa metragem “A Fuga da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Marina Meliande, vencedor da 12ª  Mostra de Cinema de Tiradentes e integrante do Festival de Locarno.

PAULA SANDRONI
Atriz e diretora, Paula Sandroni é mestre em artes cênicas pela UNI-Rio (2004). Foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção de 2004 pela peça Édipo Unplugged, co-dirigida por João Fonseca. Trabalha como diretora assistente de diversos musicais, entre eles “A Ópera do Malandro”, “Um Violinista no Telhado”, “O Mágico de Oz”, “Cazuza – Pro dia nascer feliz, o musical” e “O Grande Circo Místico”. É integrante do grupo Os Privilegiados e ganhou o 3º Prêmio FITA de Teatro de Melhor Atriz Coadjuvante em 2013, por seu trabalho na peça “Os Sapos”.

GISELA DE CASTRO
Sócia-diretora da Zucca Produções desde 2003, trabalhou com Márcio Vianna, Domingos Oliveira, Dudu Sandroni, Sidnei Cruz, Diego Molina, Renata Mizrahi, Michel Bercovitch, Paulo Hamilton, Antonio Quinet, Gilberto Gawronski, Moacir Chaves, Bianca Byington. Em cinema, atuou nos longas “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat e “Mulheres do Brasil”, de Malu de Martino. Produziu e co-dirigiu “O Pequenino Grão de Areia” de João Falcão - Prêmio de melhor espetáculo de 2006.

JULIA DECCACHE
Formada em artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e em cenografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), iniciou suas atividades artísticas ainda com cinco anos e fez aulas de canto, de dança e de circo. Sua primeira experiência profissional se deu em 1997 e desde então já integrou o elenco de “Manossolfa” e “Infância”, dirigidos por Karen Acioly, “A Entrevista”, com direção de Susana Garcia e supervisão de Daniel Filho e “Como nossos Pais”, texto e direção de Pedro Neschling. Atualmente, está em cartaz no Teatro Dulcina com duas reestreias da Cia Dramática de Comédia: “A História de Romeo e Julieta” e “O Homem da Cabeça de Papelão”, dirigidas por João Batista.

NATASHA CORBELINO
Espetáculo de teatro PLATH: um mar se move em meus ouvidos, direção de Ana Lucia Torre, texto de Maurício Arruda Mendonça, patrocínio FATE, Prefeitura do Rio, no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, estreia em outubro de 2012.

Espetáculo teatral HOMENS GORDOS DE SAIA, de Nicky Silver, com o Grupo dezEMcena, direção Morena Cattoni. Teatros IBAM, Gláucio Gill, Raul Cortes e Ziembinski e Circuito Estadual das Artes (Araruama, Mendes, Nova Iguaçu), patrocínio Governo do Estado RJ. 2009/10/11.  Espetáculo teatral UMA JANELA EM COPACABANA, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, direção José Joffily, patrocínio Caixa Cultural, 2008.  Espetáculo teatral A INCRÍVEL BATERIA, Histórias de Carnaval, textos de Ruy Castro, LF Veríssimo, entre outros. Atores Rapsodos, direção Nara Keiserman. Teatros Café Pequeno, IBAM, Miguel Falabella, patrocínio Prefeitura do Rio/FATE, 2008. Espetáculo teatral MARATONA QUINTANA, homenagem ao centenário de Mário Quintana, direção Regina Miranda, patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil, 2006 e Funarte, 2007. Projeto teatral de estímulo à leitura, literatura em cena para crianças, O LIVRO QUE EU LI, texto de Renata Mizrahi. 2009/10/11, patrocínio Prefeitura do Rio. Espetáculo teatral O NARRADOR, vários autores. Atores Rapsodos, direção Nara Keiserman, patrocínio Caixa Cultural e Prefeitura do Rio/FATE. Espaço Sesc, Centro Cultural Justiça Federal, Teatro da Caixa Curitiba, 2005 e 2006.

Texto: Sheila Gomes


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!