O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Desenvolvimento artístico e cultural deve começar na fase estudantil

A escola tem papel importante em estimular as crianças e adolescentes no desenvolvimento das atividades, identificar novos talentos e ampliar o conhecimento sobre as diversas culturas. A professora da Escola Barão do Rio Branco, Suellen Junckes, afirma que a fase estudantil é uma etapa em que os estudantes têm necessidade de descobrir e desenvolver habilidades. A bagagem de conhecimento artístico e cultural é essencial para desenvolver valores sociais, de integração em comunidade, aprimorar o desempenho nos estudos e a concentração. "Relatos de muitos professores do ensino regular, demostram a importância da arte, especificamente do teatro. Os mesmos colocam que os estudantes que participam das atividades artísticas oferecidas na escola possuem habilidades avançadas, como raciocínio, senso crítico, criatividade, entre outros.", afirma Junckes.

           Para a estudante Maria Eduarda de Souza, de 13 anos, o desenvolvimento artístico e as aulas de teatro vão ainda mais longe. Há quatro anos no Grupo Teatral do Barão Arte e Cultura, a adolescente comemora também a perda da timidez, a melhora na expressão corporal e da oratória. Além de agregar valores à vida estudantil e em comunidade, Maria Eduarda não tem dúvidas que os palcos da Escola serão a base para o início da carreira de atriz. "O teatro sempre foi uma coisa que me encantou, sempre tive vontade de me aprofundar nessa área. Desde criança meu sonho é ser atriz e agora vejo que é possível realizar os sonhos".
Assim como Maria Eduarda, outros 60 estudantes da Escola Barão e da comunidade de Blumenau, participam das aulas de linguagem cênica do Barão Arte e Cultura. As aulas são realizadas duas vezes por semana para estimular a expressão oral e corporal, os sentidos, a criação, a comunicação e a memorização. "É possível ver e se emocionar com a evolução de cada integrante. Nas ações percebe-se o esforço para que os limites individuais sejam ultrapassados, e o interesse e conhecimento ao realizar as propostas", acrescenta a professora.

2º Festival de Teatro Barão
Para incentivar ainda mais as artes e permitir que os estudantes ampliem a participação em apresentações cênicas, será realizado o 2º Festival de Teatro Barão. Cerca de 60 estudantes do 5º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental II vão apresentar três peças. Em cartaz está a releitura de poemas de T S Eliot com o musical Cats, e a obra Coleção de Nariz 2, a Volta de Rúbia. A programação também inclui a peça Gnomeu e Julieta: entre cores e tons, que faz uma releitura do filme de mesmo nome. O evento será realizado a partir das 19h de quinta-feira (28/8), no Auditório da Escola Barão. O Festival é gratuito, aberto ao público e os interessados podem retirar o ingresso na Secretaria da Barão.

Programação 2º Festival de Teatro Barão:
Musical Cats - Releitura da obra de poemas de T.S. Eliot. (Adaptação Suellen Junkes) Sinopse: Tarde da noite. Num lugar cheio de lixo e restos, uma enorme lua ilumina a escuridão. De repente, uma música toma conta do lugar e pouco a pouco, um a um, vinte e cinco gatos surgem no palco. Uns estão assustados, outros animados e alguns dispostos a tudo para conquistar o direito de ir para Heavyside Layer, onde poderão renascer. A história é baseada em 14 poemas do livro Old Possum's Book of Practical Cats, publicado em 1939 pelo poeta norte-americano T.S. Eliot.

Gnomeu e Julieta entre cores e tons - Releitura do filme Gnomeu e Julieta. Sinopse: Gnomeu e Julieta é um filme animado por computador, baseado na peça de William Shakespeare Romeu e Julieta. O filme é dirigido por Kelly Asbury. A atrama envolvente pela imaginação é transcrita na arte teatral, uma adaptação coletiva, de aspirantes a teatro e professora Suellen Junkes.

Coleção de Nariz 2/A volta de Rúbia - Autoras estudantes Sarah Lobo Schneider e Sâmella Hostins. Sinopse: Uma viagem no tempo faz Rúbia voltar ao mundo encantado em que personagens de Willian Shakespeare enlouquecem, confundem rumos de histórias e modificam o fim de consagradas publicações.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana