O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Festival Internacional de Escultura em Pedra movimenta a cidade de Coronel Xavier Chaves


Até o dia 7 de setembro, a terceira edição do evento reúne em Minas Gerais artistas do Brasil, Portugal, Equador, Canadá e Itália 


Belo Horizonte, agosto de 2014 - Artistas de quatro países, além do Brasil, participam do 3º Festival Internacional de Escultura em Pedra, que é realizado na cidade de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. O festival segue até 7 de setembro com ateliês abertos, montados em praça pública, proporcionando a troca de experiências entre os artistas locais e os selecionados pelo edital do festival. 


Neste ano, o evento conta com uma novidade em relação às outras edições. A Via Crucis, caminho que Jesus fez enquanto se encaminhava à crucificação, é o tema proposto aos escultores participantes. Antes, o tema era livre. 

Dos 34 projetos inscritos no festival, seis foram selecionados para representar em pedra a Via Crucis: David Eduardo Fuzatto, brasileiro (1ª estação - Jesus é condenado à morte); Fábio Boa Ventura Dias, brasileiro (4ª estação - Jesus se encontra com sua mãe); Mario Genaro Tapia Caisaguano, equatoriano (8ª estação - Jesus encontra as mulheres de Jerusalém); Luca Marovino, italiano (9ª estação - Terceira queda de Jesus); Vahe Tokmajyan, canadense (10ª estação - Jesus é despojado de suas vestes); e Paulo Jorge Tuna Pereira, português (15ª estação - Jesus ressuscita).

O evento promove a valorização do patrimônio cultural e da tradição de cantaria e da escultura em pedra na cidade. Segundo Helder Sávio, prefeito de Coronel Xavier Chaves, "os benefícios que o festival traz são notórios e a cada edição a cidade fica mais atrativa para o turista, que pode apreciar uma bela galeria a céu aberto". 

No último dia do festival os artistas terão suas esculturas expostas ao público e receberão a premiação de seis mil reais prevista em edital. Haverá também programação especial para o público, com exposição de peças em argila, confeccionadas em oficinas, e shows a partir das 17h. 

O festival é promovido pela Associação dos Amigos do Acervo Cultural Geraldo Magela Rodrigues e conta com o patrocínio do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), da MRS Logística, do Sebrae-MG, da Saint-Gobain, da EMFX e da Bozel. O evento também tem o apoio da Prefeitura de Coronel Xavier Chaves e da CCAA. 

O crescimento do festival
O Festival Internacional de Escultura em Pedra é realizado em Coronel Xavier Chaves desde 2009. A segunda edição, em 2011, já demonstrou um salto na qualidade dos artistas e no interesse pelo festival, com 150 escultores inscritos de 35 países diferentes. Em 2014, o festival pretende proporcionar ainda mais visibilidade para os artistas locais e oportunidades para o negócio das artes.

Inspiração em Portugal
O 3º Festival Internacional de Escultura em Pedra de Coronel Xavier Chaves é inspirado no tradicional Simpósio Internacional de Escultura em Pedra (Simppetra), que ocorre a cada dois anos na cidade de Caldas da Rainha, em Portugal. A intenção é manter um intercâmbio permanente com a cidade portuguesa, trocando experiências entre os eventos.

Sobre Coronel Xavier Chaves 
A cidade da cantaria e das esculturas em pedra possui 3,3 mil habitantes e fica a 16km de São João del Rei, 9km de Tiradentes e a 170km de Belo Horizonte. Está localizada na Estrada Real e integrante do Circuito Trilha dos Inconfidentes. Além da hospitalidade típica mineira, da rica culinária e da famosa cachaça da região, a cidade é famosa pela cantaria, arte que remonta há mais de oito mil anos no entalhe da pedra para a produção de peças a serem utilizadas nas edificações. 

Serviço: 3º Festival Internacional de Escultura em Pedra 
Data/horário: de 7 de agosto até 7 de setembro de 2014
Local: no município de Coronel Xavier Chaves/MG, com ateliês em estandes montados em praça pública 
Entrada: gratuita
Mais informações: facebook.com/festivaldeesculturaempedra e www.festivaldeesculturaempedra.art.br

Texto: Partnersnet Comunicação, Andrea Araujo 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo

Mais populares

Popular na semana