Projeto educativo na Lavradio resgata a história dos azulejos no Brasil

Mesas redondas, palestras, exercícios lúdicos e oficinas integram a programação

A Galeria Scenarium acaba de dar início ao projeto educativo referente à exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”, realizada pelo Instituto Scenarium. O espaço promoverá uma série de atividades pedagógicas direcionadas aos públicos infanto-juvenil, universitários e em geral, até fevereiro de 2015. Além da mostra, que foi aberta na última quarta-feira, dia 05, acontecerão também mesas redondas com profissionais renomados, exercícios lúdicos e oficinas de conservação e criação de azulejos. Os interessados podem se inscrever no site www.galeriascenarium.com.br



“O objetivo desse projeto educativo é eternizar memórias, ao aproximar o público do universo da azulejaria, além de trazer para a realidade do expectador os processos de recuperação de peças antigas que ajudem no entendimento sobre o universo do azulejo, tão presente no patrimônio arquitetônico carioca e brasileiro”, explica Cristina Lodi, curadora do projeto.


Nas palestras, serão abordados o processo de restauração das peças, sua composição gráfica e o trajeto no país e no mundo. Serão discutidos, também, o colecionismo, a musealização de objetos, a história do percurso da azulejaria nos últimos cinco séculos e curiosidades sobre os períodos estilísticos.
Haverá exibição de vídeos que mostram como foram feitas as recuperações e pesquisas das peças da exposição. Nas oficinas, serão ministradas aulas sobre o processo manual de remoção de resíduos de azulejos antigos e produção a partir da técnica de estampilha.



Exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias”
Abertura: 05 de novembro
Horário: 13h às 19h
De terça a sábado
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 2252-9138 (novo número)
Entrada gratuita

Oficinas
Oficina 01: Conservação de azulejos
Datas: 19 e 21 de janeiro / 09 e 11 de fevereiro
Horário: 09h às 12h
Inscrições: A partir de 17 de novembro
                Tem como objetivo habilitar os participantes a utilizar técnicas de conservação em azulejos, bem como promover uma reflexão acerca da importância da preservação através da conservação. Terá como público-alvo pessoas interessadas em conservação.
                A oficina se dará em dois módulos em dias distintos com o máximo de 10 inscritos.

1º módulo (tempo de duração de 3 horas)
                Terá como início uma breve reflexão sobre a importância da preservação de bens culturais, seguido da apresentação das técnicas de conservação e sua execução aplicando a metodologia que permita trabalho em série com organização da bancada, com distribuição das ferramentas e materiais a serem utilizadas, e procedimentos de conservação, higienização e acondicionamento.
Insumos:
•             EPI: aventais, luvas cirúrgicas e óculos de proteção;
•             Materiais e ferramentas: placas de Etaflon (250 x 250mm), swob (palitos com algodão), borrifadores, lixas variadas, sacos de algodão, ferramentas para desbaste em cerâmica, plástico bolha (previamente recortados nas dimensões adequadas para acondicionamento das peças), caixas para acondicionamento.
•             Mobiliário e equipamentos: cestos de lixo, mesas e cadeiras individuais

2º módulo (tempo de duração de 3 horas)
                Composição e montagem de painel em placa de MDF, selecionado pelo grupo, para exposição no módulo de encerramento. Avaliação do resultado, registro dos trabalhos e reflexão dos participantes sobre o conhecimento adquirido; exposição com a presença dos participantes dos painéis produzidos no módulo anterior.
Insumos:
•             placas de MDF
•             cola de silicone.

Oficina 02: Criação de azulejos com técnica de estampilha
Datas: 15 e 17 de janeiro / 26 e 28 de fevereiro
Horário: 09h às 12h
Inscrições: A partir de 1º de dezembro

                Reprodução dos motivos das peças da coleção pela técnica de estampilha, que consiste em decorar azulejos com desenhos simples e pintado pelo processo de colocar um molde de papel ou acetato sobre o vidrado do azulejo, permitindo criar uma matriz para cada cor aplicada com uma trincha.
Materiais:
•             Trinchas
•             Molde de papel ou acetato
•             Tinta Acrílica


Sobre o Instituto Scenarium – As atividades do Grupo Scenarium se consolidaram como um exemplo bem sucedido de revitalização de prédios históricos em consonância com desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região conhecida como Rio Antigo. No intuito de reafirmar o compromisso do grupo com o desenvolvimento social e cultural, sustentabilidade e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, os empresários Nelson Torzecki e Plínio Fróes criaram o Instituto Scenarium, braços de ações sociais e culturais do grupo em atuação desde 1997.
A fim de ampliar e multiplicar as ações sociais do grupo, o Instituto Scenarium se interpôs o desafio de criar o Circuito Colaborativo de Arte e Cultura Scenarium, que tem como objetivo organizar, difundir e promover a pesquisa e dar acesso público ao singular acervo de obras de arte, antiguidades e bens culturais pertencentes ao Grupo Scenarium. O acervo da exposição, identificado como Coleção Nelson Torzecki, foi adquirido ao longo de mais de 20 anos no mercado de antiguidades e entretenimento.
Fazem parte do múltiplo e difuso acervo do grupo, preciosidades como documentos, registros, artefatos e objetos que se ligam diretamente à história da cidade do Rio de Janeiro. As peças revelam o cotidiano, a intimidade e os hábitos dos moradores da antiga capital imperial e republicana em distintos períodos. Muitos desses bens, utilizados nos últimos cinco séculos, se constituem em peças únicas, inéditas para o público, sem similares em coleções e acervos da cidade.
            A exposição “Azul Cobalto – Azulejos e Memórias” representa a primeira etapa do desenvolvimento do Circuito Colaborativo de Arte e Cultura Scenarium.

Fonte: Assessoria de Imprensa


ATENÇÃO!!!
Oferta exclusiva do Sete Artes!
Atenção! Desconto exclusivo Sete Artes e Dafiti! Use o código af0M2C nas suas compras em http://oferta.vc/617R e ganhe descontos exclusivos! Até 10 de janeiro de 2015!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!