NOVA TURMA ABERTA PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL



Com curadoria de Raimundo Rodriguez, conhecido por suas obras em torno da figura mítica de São Jorge, a mostra será aberta ao Curso é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) 

Estão abertas as inscrições para a nova turma da pós-graduação lato sensu em Produção Cultural da Universidade Candido Mendes (UCAM). O curso foi pioneiro no Brasil e há seis anos vem exercendo um papel extraordinário na formação de profissionais qualificados em funções múltiplas para o setor cultural. O curso é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC). 

A pós-graduação lato sensu em Produção Cultural forma e recicla pessoas para atuar nos segmentos culturais, elaborar e desenvolver todas as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural, através de uma visão integrada das diversas áreas envolvidas: Administração, Economia, Direito, Marketing, Artes e Cultura. 

O curso tem como objetivo formar profissionais para autuar de forma reflexiva e empreendedora no universo da produção de cultura no Brasil, qualificando-os para exercer funções múltiplas nos âmbitos da elaboração, planejamento estratégico, sustentabilidade, programação de conteúdo, produção e gerenciamento de projetos, eventos, ações culturais, concepção de produtos artísticos e elaboração de políticas para a cultura nos âmbitos públicos ou privados. 

Na atuação executiva, o profissional poderá colaborar com Centros Culturais, Fundações, Institutos, Museus, Escolas e Universidades, Empresas, Organizações não governamentais, Prefeituras, Secretarias de Cultura, Indústria Audiovisual, Editorial e Fonográfica, Televisão, Rádio, em departamentos de marketing de empresas, setores do Patrimônio Histórico, entre outros. Há, ainda, a consolidação da capacidade de compreensão e interpretação das dimensões culturais, sociais, econômicas e políticas envolvidas nas etapas de concepção, desenvolvimento e aplicação de conceitos, na realização de projetos culturais. 

No espectro social, o aluno em conclusão de curso, deverá ter capacidade para exercer plenamente a sua cidadania, através do exercício consciente da responsabilidade social, compreendendo e avaliando os impactos sociais, econômicos e políticos de suas ações, na aplicação dos conhecimentos adquiridos. Torna-se relevante também, que o agente cultural paute suas realizações pelo caráter agregador que a cultura cada vez mais assume, como importante instrumento para a melhoria da qualidade de vida e para a paz entre as comunidades e setores sociais. 

“Montamos um currículo voltado para capacitar, de forma reflexiva e empreendedora, os profissionais que vão gerir instituições, programas e projetos culturais. As instituições de arte e cultura se multiplicam na expansão da informação como veículo de lazer e bem de consumo, unindo conteúdos multidisciplinares dos universos da cultura e da ciência da gestão”, explica a coordenadora acadêmica, Kátia de Marco. 

Afinada com as novas demandas da formação acadêmica aliada às crescentes requisições do mercado de trabalho, a Universidade Candido Mendes confirma a sua atuação pioneira, consolidada em mais de 100 anos de tradição, na realização do primeiro MBA em Gestão Cultural do país, em convênio com a Associação Brasileira de Gestão Cultural. 

Coordenadora acadêmica – Kátia de Marco - Graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. É curadora independente e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte – ABCA. Fundou e preside a Associação Brasileira de Gestão Cultural – ABGC e é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais – PECS, da Universidade Candido Mendes, onde também coordena o MBA em Gestão Cultural, MBA em Economia Criativa e Cidades, MBA em Gestão de Museus, MBA em Gestão Socioambiental e a Pós-graduação em Produção Cultural. É gestora do projeto Dialogue Café Rio, ONU/ UNAOC/UCAM e também é Diretora do Museu Antonio Parreiras SMU/SEC/RJ. 



Serviço: 
Titulação: Pós-graduação latu sensu em Produção Cultural 
Universidade Candido Mendes - UCAM 
Nova Turma: maio de 2015 
Inscrições abertas 
Início das aulas: 23 de maio de 2015 
Carga Horária: 374h 
Duração: 26 meses 
Turno: manhã / tarde 
Dias de aula: sábados quinzenais 
Horário: 08h às 17h 
Local: Campus Centro – Rua da Assembleia, 10 sala 616 
Unidade: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Programa de Estudos Culturais e Sociais – PECS 


Fonte: A Dois Comunicação


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

assine nossa newsletter!