O Sete Artes agora é site!

O Sete Artes agora é site!
Clique na imagem para acessar notícias sobre artes visuais

Circos – Festival Internacional Sesc de Circo

Nova edição do Festival cresce em número de espetáculos, sessões, países convidados, unidades participantes e avança principalmente na parte formativa e reflexiva da arte circense.

 Figura 1 Cena do espetáculo Acelere!, do grupo Circolombia, que abre o Festival no Sesc Pinheiros dia 28 de maio

Quando falamos sobre circo logo vem à mente as cores, as luzes, a música e a alegria que seus artistas trazem para os lugares em que ele chega. O que nem sempre está associada a essa lembrança é a movimentação que o circo desenvolve, desde o diálogo entre artistas e público até as relações políticas e econômicas com a cidade.

Nesse contexto, a terceira edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo se debruça sobre as novidades e transformações com as quais a arte circense tem se confrontado nos últimos anos. Com abertura no dia 28 de maio, a programação de 2015 ocupa 15 unidades do Sesc na Grande São Paulo até o dia 7 de junho: Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Centro de Pesquisa e Formação, Consolação, Interlagos, Itaquera, Osasco, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, Santo André e Vila Mariana. O espetáculo inaugural será o colombiano Acelere!, no Sesc Pinheiros.

A primeira edição do CIRCOS em 2013 possibilitou conhecer melhor as questões sobre a dramaturgia em circo. Na segunda, o foco foi na fronteira entre a virtuose e o erro. A atual edição apresenta um recorte que pretende dar luz ao momento favorável que vive o circo no país, com mais especialização, profissionalização e envolvimento de seus fazedores em discussões e reflexões, seja nas esferas públicas ou privadas.

Os números evidenciam os avanços que o CIRCOS consolida edição após edição. Em 2014 foram apresentadas 90 sessões de 23 espetáculos (14 nacionais e 9 internacionais), vindos de 6 países, mais o Brasil, em 13 unidades do Sesc. Em 2015 serão 105 sessões de 28 espetáculos (13 nacionais e 15 internacionais), provenientes de 10 países, mais o Brasil, apresentados em 15 unidades da instituição. O avanço significativo fica evidente nas ações formativas do evento, que aumentou de seis (em 2014) para 12 atividades dentre workshops, encontro entre profissionais e debates (2015). O circo, uma arte tradicional que se reinventa e avança, ano após ano.

Segundo o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a instituição reafirma seu compromisso com o bem estar social ao ampliar as possibilidades de convivência familiar e coletiva a partir do contato com as expressões e fazeres circenses, diante das rápidas mudanças da vida contemporânea." Miranda complementa que "o Circo possui uma tradição milenar, que reside na memória de muitos indivíduos. Assim, o Circos - Festival Internacional Sesc de Circo atua como porto e viagem, que nos guia por mapas afetivos e colabora para enriquecer nossos caminhos culturais."

O CIRCOS traz em 2015 uma programação majoritariamente inédita no país. Dos internacionais, 12 companhias e seus espetáculos pisam no Brasil pela primeira vez: Acelere! (Colômbia), Cherepaka(Canadá), Clockwork (Suécia), Confusion (Suíça), Pals (Espanha), Última Aduela (Portugal), Extreme Symbiosis (Suécia), Circonferences (França), Pelat (Espanha), Barlovento (Argentina), B-Orders(Palestina) e Underart (Suécia).





Abertura e destaques da programação

O espetáculo que abre o festival dia 28 de maio é Acelere!, do diretor brasileiro Renato Rocha, com a Circolombia. O espetáculo parte de uma questão central: “Como você faz para acelerar a sua vida?”. Criado por Rocha, ele celebra os contrastes da diversidade na Colômbia a partir de números de acrobacia, equilíbrio e música. A companhia, baseada em Londres, profissionaliza jovens formados na escola colombiana Circo para Todos, que atua junto a crianças e adolescentes em situação de risco.

Pela primeira vez, o CIRCOS recebe um representante do Oriente Médio. O casal palestino Ashtar Muallem e Fadi Zmorrod traz ao palco a ideia de quebra dos estereótipos. O nome do espetáculo explica bem isso, B-Orders (em inglês, “borders”, ou “fronteiras”) vem da experiência que os artistas tiveram quando estiveram em outros países e perceberam como as pessoas esperam certos comportamentos de quem é da Palestina. Ambos nasceram e foram criados em Jerusalém. Outro destaque desse espetáculo é a reflexão sobre o papel da mulher nesta região e na arte. A atuação de Ashtar Muallem evidencia esse pensamento, pois o circo é um dos poucos lugares nos quais a mulher pode subir ao palco na cultura muçulmana. Vale contar também que a dupla utiliza-se de técnicas circenses e dança contemporânea.

Underart é outro espetáculo que explora a superação dos obstáculos. Aqui, a história é inspirada na vida do diretor sueco Olle Strandberg, que perdeu os movimentos após um malsucedido salto triplo no trapézio, um dos números mais difíceis de serem executados. Há uma mistura de poesia, humor e dor na reinvenção de um artista. O nome da companhia Cirkus Cirkör, em português “Circo do Coração”, tem no estandarte o amor pela arte circense.

Sem falar nenhuma palavra, a canadense Andréane Leclerc traz a técnica do contorcionismo para tratar da morte de uma tartaruga, uma metáfora para o próprio ser humano, em Cherepaka. O bicho carrega em seu movimento lento a dialética entre a eternidade (carcaça) e a morte (a carne dentro dela). O ser humano, segundo a concepção do espetáculo, se corrompe a partir do momento em que tenta construir um escudo de poder, dominação e controle. Andréane faz contorcionismo desde os nove anos de idade e foge da lógica de finalizar seus movimentos em poses.

Exceções à Gravidade (EUA), já foi encenado em Goiânia e traz no centro de tudo o palhaço Avner The Eccentric, um senhor de 66 anos, com uma longa carreira de sucessos na Broadway. Ele também ganhou destaque ao participar do filme “A Joia do Nilo”, protagonizado por Michael Douglas e Kathleen Turner. Sem nariz vermelho ou roupas extravagantes, ele não utiliza artimanhas para fazer graça. O artista também promove um workshop no Sesc Bom Retiro.

Em A Costureira, criação da suíça Gardi Hutter, uma das mais importantes artistas circenses na arte da palhaçaria, ela é Joana, uma costureira criativa, que descobre o fio de sua vida e com ele vai tecendo momentos de alegria. 

Em Pals (Espanha), um grupo de artistas se despede de um falecido integrante e procura um lugar apropriado para jogar as cinzas. A parceria Espanha e Argentina traz uma situação poética um espetáculo onde a carroça dos viajantes, que representa a ideia da travessia e efemeridade da vida, transforma-se no espaço para as acrobacias.

Os argentinos da Cia Hazmereir levam um árabe, um italiano, uma francesa e um russo para navegarem pelos mares desconhecidos, sem rumo e em busca de um sonho. O grupo lida com as agruras do mar. Vão da calmaria à tempestade em um paralelo com a loucura e a lucidez dos tripulantes do navio que dá nome ao espetáculo, Barlovento, uma mistura de arte dramática e circense, com acrobacias, manipulação de objetos e equilibrismo. A apresentação se torna ainda mais interessante quando descobrimos que nenhum dos tripulantes entende a língua do outro.




Espetáculos brasileiros no Circos

No festival, cinco espetáculos brasileiros são inéditos em São Paulo. Noites de Parangolé é um dos três representantes do Rio de Janeiro e tem a experimentação como base. Mensalmente, artistas diferentes se reúnem para criar um grande cabaré, com o objetivo de vivenciar a troca de experiências de forma descontraída. Sendo assim, Noites de Parangolé fomenta o encontro de ideias, numa mistura de circo, humor, teatro popular, projeções e música ao vivo, executada pela banda Charanga Mutante.

Outro destaque carioca é Febril, livremente inspirado na obra de Gabriel García Márquez. Da produção Circo no Ato, a montagem traz uma história festiva, na qual uma trupe de ciganos desenha a vida. A Fantástica Baleia Engolidora de Circos é uma das opções para o público infantil.

De São Bernardo do Campo, o Coletivo Um Café da Manhã apresenta espetáculo de mesmo nome sobre um casal que vive de desencontros. Lá de Pernambuco, Haru – A Primavera do Aprendiz, com o mágico Rapha Santacruz, mistura ilusionismo e teatro.

Entre as estreias nacionais estão De Partida, da Cia. Suno (Campinas), na qual os palhaços Sanduba e Fiorella desbravam o mundo como dois ciganos e Charivari Brasileiro, da Cia Circo Mínimo (SP). Com título inspirado no momento final dos espetáculos de circo, em que os artistas se despedem do público de forma festiva, a montagem une circenses de sete escolas (quatro de São Paulo, uma de Pernambuco, uma do Paraná e outra do Rio de Janeiro) para dividir o palco e mostrar as diversas linguagens, de perna de pau à lira de mão dupla.

Vizinhos é uma das produções mais maduras da nova safra. Ele foi desenvolvido diretamente para a caixa cênica, ou seja, foi pensado para encenação em teatros. Na trama, dois colegas de quarto discutem a rotina por meio de técnicas circenses.




Intervenções e Debates

Quatro companhias de circo promovem intervenções nas unidades participantes do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo. Ritual das Esferas (Uruguai/ Brasil) é encenado pela dupla Jorge Ribero, que manipula esferas de acrílico, e Zuza Magalhães, responsável pelo toque do didgeridoo, instrumento de sopro dos aborígenes australianos.

O Coletivo Caldeira (SP) apresenta o Circo del Mondo, uma intervenção que convida o público a celebrar os caminhos do circo. Tinta em Movimento, hispano-brasileira, propõe um olhar à arte por meio do live painting, pintura ao vivo realizada por Bárbara Francesquine com movimento dos bambolês. A última intervenção é do malabarista Lumineiro, o Tudo se Encaixa (MG).




Atividades Formativas

Um dos principais pontos do CIRCOS em 2015 é o aumento expressivo das atividades formativas, que passaram de seis, em 2014, para 15, nessa edição. Debates, workshops e encontros contribuem para a profissionalização dos artistas circenses e fomenta a criação de novos espetáculos. 

Gratuitas, as quatro mesas de debate discutem o futuro dos profissionais de circo. Os Caminhos do Profissional de Circo Hoje questiona como trilhar caminhos diferentes dos convencionais; Perspectivas e Caminhos para o Desenvolvimento do Circo no Brasil aborda os meios de fomento e alternativas para as criações; O Circo Como Projeto de Transformação Local mostra que o circo, além de rentável, é também uma ferramenta de transformação social; e O Espaço do Palhaço no Circo Contemporâneo discute os caminhos da dramaturgia para o palhaço nos novos tempos. Para participar, basta retirar o ingresso, no local, uma hora antes.

Os workshops proporcionam uma imersão na arte, começando pelo Laboratório de Crítica em Circo, programa que ensina jornalistas e interessados, de maneira teórica e prática, a expandir o vocabulário e, assim, subsidiar as críticas. O ator e pedagogo Pierre Byland, da Cia Le Fusains, ministra o workshopHomo Stupidens, que ajuda os participantes a encontrar seu próprio clown. O curso práticoCirconferência sobre o Mastro estuda o mastro como elemento central de uma dramaturgia específica. Programa semelhante ocorre em A Circonferência Sobre o Arame. Em M De Metáfora, Roberto Magro, diretor artístico da Central do Circo de Barcelona (Itália/ Espanha), sugere uma reflexão sobre o fazer circense e o uso de metáforas nas montagens. Avner The Eccentric também ministra o curso Princípios Excêntricos. Os preços dos workshops variam de R$ 17 a R$ 30.



Dois encontros complementam a grade formativa: Diálogos Possíveis é a oportunidade de dialogar com representantes de festivais e centros de formação. Conexões Criativas discute estéticas e as relações entre a cultura, a economia, o espaço urbano e seus desdobramentos. Para participar é necessário retirar ingresso, no local, uma hora antes.



Para participar dos workshops e dos encontros também é preciso enviar um e-mail para circos2015@sescsp.org.br, entre os dias 13 e 22 de maio. Todas as atividades formativas em língua estrangeira terão tradução simultânea.




Circos - Festival Internacional Sesc de Circo

Programação de Espetáculos



ACELERE! (Colômbia) Circolombia - Inédito no Brasil

Duração: 60 min/ Recomendação: 10 anos

Dias 28 e 29 de maio (QUI e SEX) às 21h| Dia 30 de maio (SÁB) às 19h| Dia 31 de maio (DOM) às 17h

Sesc Pinheiros - Teatro Paulo Autran - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



CHEREPAKA (Canadá) Nadère Performing Art - Inédito no Brasil

Duração 55 min/ Recomendação: 16 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 20h | Dia 31 de maio (DOM) às 17h

Sesc Belenzinho - Sala de Espetáculos 2 - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



CLOCKWORK (Suécia) Sisters - Inédito no Brasil

Duração 60 min / Recomendação: 16 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 21h | Dia 31 de maio (DOM) às 18h

Sesc Vila Mariana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



CONFUSION (Suíça) Cie Les Fusains - Inédito no Brasil

Duração: 90 min/ Recomendação: 16 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 21h | Dia 31 de maio (DOM) às 18h

Sesc Santana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



FEBRIL (Rio de Janeiro, Brasil) Cia Circo no Ato - Inédito em São Paulo

Duração 60 min / Recomendação: 10 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 19h| Dia 31 de maio (DOM) às 17h

Sesc Bom Retiro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



PALS (Espanha) Cia Ciclícus - Inédito no Brasil

Duração - 80 min / Recomendação: 12 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 21 | Dia 31 de maio (DOM) às 19h

Sesc Pompeia - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



UM CAFÉ DA MANHÃ (São Paulo, Brasil) Coletivo Um Café da Manhã - Inédito em São Paulo

Duração 45 min/ Recomendação: 12 anos

Dias 29 e 30 de maio (SEX e SÁB) às 21h | Dia 31 de maio (DOM) às 19h

Sesc Consolação - Teatro Anchieta - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



A FANTÁSTICA BALEIA ENGOLIDORA DE CIRCOS (Rio de Janeiro, Brasil) Cia Frita - Inédito em São Paulo

Duração: 60 min / Recomendação: Livre

Dias 30 e 31 de maio (SÁB e DOM) às 12h

Sesc Santana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



A.N.J.O.S. (São Paulo, Brasil) Cia Nau de Ícaros

Duração: 60 min/ Recomendação: 4 a 10 anos

Dias 30 e 31 de maio (SÁB e DOM) às 15h

Sesc Santo Amaro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ! (São Paulo, Brasil) Cia K/Cia Cabelo de Maria - Estreia

Duração: 60 min/ Recomendação: Livre / Todas as unidades: Grátis

Dias 30 e 31 de maio (SÁB e DOM) às 16h

Sesc Itaquera - Praça de Eventos

Dia 04 de junho (QUI) às 16h| Dia 05 de junho (SEX) às 20h

Sesc Campo Limpo - Praça

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 16h

Sesc Interlagos - Praça Pau Brasil



A ARTE DO ILUSIONISMO (São Paulo, Brasil) Caio Ferreira

Duração: 60 min/ Recomendação: Livre

Dias 30 e 31 de maio (SÁB e DOM) às 18h

Sesc Osasco - Tenda 1 - Grátis

Dia 04 de junho às 18h (QUI) | Dia 05 de junho (SEX) às 19h

Sesc Bom Retiro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



CHARIVARI BRASILEIRO (São Paulo, Brasil) Circo Mínimo e Convidados - Estreia

Duração: 60 min / Recomendação: Livre

Dia 30 de maio (SÁB) às 20h| Dia 31 de maio (DOM) às 19h

Sesc Santo André - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



ÚLTIMA ADUELA (Portugal) - Erva Daninha - Inédito no Brasil

Duração 40 min/ Recomendação: Livre / Todas as unidades: Grátis

Dia 30 de maio (SÁB) às 16h | Dia 31 de maio (DOM) às 13h

Sesc Interlagos - Sede Social

Dia 01 de junho (SEG) às 15h | Dia 02 de junho (TER) às 11h

Sesc Carmo - Praça da Liberdade

Dias 04 e 05 de junho (QUI e SEX) às 15h

Sesc Itaquera - Praça de Eventos

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 14h

Sesc Osasco - Tenda II



EXCEÇÕES À GRAVIDADE (EUA) - Avner the Eccentric - Inédito em São Paulo

Duração 75 min / Recomendação: Livre

Dias 02 e 03 de junho (TER e QUA) às 21h

Sesc Bom Retiro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



EXTREME SYMBIOSIS (Suécia) Henrik & Louise - Inédito No Brasil

Duração: 55 min/ Recomendação: 16 anos

Dias 02 e 03 de junho (TER e QUA) às 21h | Dia 04 de junho (QUI) às 15h

Sesc Pompeia - Galpão - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



CIRCONFERENCES (França) Cie La Scabreuse - Inédito no Brasil

Duração 90 min/ Recomendação: 12 anos

Dias 03 e 06 de junho (QUA e SÁB) às 20h| Dias 04 e 07 de junho (QUI e DOM) às 19h

Sesc Santo André - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



PELAT (Espanha) Joan Català - Inédito no Brasil

Duração 45 min/ Recomendação: Livre / Todas as unidades: Grátis

Dia 03 de junho (QUA) às 15h

Sesc Carmo - Praça Poupatempo

Dias 04 de junho (QUI) às 13h | Dia 05 de junho (SEX) às 17h30

Sesc Bom Retiro - Praça de Convivência

Dia 06 de junho (SÁB) às 15h | Dia 07 de junho (DOM) às 13h

Sesc Campo Limpo - Praça


BARLOVENTO (Argentina) Hazmereir - Inédito no Brasil

Duração: 70 min / Recomendação: 6 anos

Dias 04 e 07 de junho (QUI e DOM) às 18h| Dias 05 e 06 de junho (SEX e SÁB) às 19h

Sesc Consolação - Teatro Anchieta - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



B-ORDERS (Palestina) Palestinian Circus School - Inédito no Brasil

Duração 50 min/ Recomendação: 12 anos

Dias 04 e 07 de junho (QUI e DOM) às 19H| Dias 05 e 06 de junho (SEX e SÁB) às 21h
Sesc Belenzinho - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



FALSA ESCUADRA (Argentina) Cia Movimiento Armario - Inédito em São Paulo

Duração: 50 min/ Recomendação: Livre / Todas as unidades: Grátis

Dias 04 e 05 de junho (QUI e SEX) às 11h e 14h

Sesc Interlagos - Sede Social

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 11h e 14h

Sesc Itaquera - Praça de Eventos


ESCALAFOBÉTICA (São Paulo, Brasil) Palhaça Rubra

Duração: 50 min/ Recomendação: 18 anos

Dia 04 de junho (QUI) às 17h | Dia 05 de junho (SEX) às 21h

Sesc Santana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



NOITES DE PARANGOLÉ (Rio de Janeiro, Brasil) Teatro de Anônimo - Inédito em São Paulo

Duração 80 min/ Recomendação: Não recomendado para menores de 18 anos

Dias 04 e 07 de junho (QUI e DOM) às 18h| Dias 05 e 06 de junho (SEX e SÁB) às 21h

Sesc Pompeia - Galpão - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



UNDERART (Suécia) Cirkus Cirkör - Inédito no Brasil

Duração 90 min/ Recomendação: 12 anos

Dia 04 de junho (QUI) às 18h | Dias 05 e 06 de junho (SEX e SÁB) às 21h | Dia 07 de junho (DOM) às 17h

Sesc Vila Mariana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



VIZINHOS (São Paulo, Brasil) Artinerant's

Duração 50 min/ Recomendação: 12 anos

Dias 04 e 07 de junho (QUI e DOM) às 18h | Dias 05 e 06 de junho (SEX e SÁB) às 21h

Sesc Santo Amaro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS (São Paulo, Brasil) Solas de Vento

Duração 70 min/ Recomendação: Livre

Dias 04, 06 e 07 de junho (QUI, SÁB e DOM) às 12h

Sesc Belenzinho - Sala de Espetáculos 2 - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



DE PARTIDA (São Paulo, Brasil) - Cia Suno - Estreia

Duração: 50 min/ Recomendação: Livre

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 12h

Sesc Santana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



A COSTUREIRA (Suíça) Gardi Hutter - Diretor Michael Vogel - Inédito em São Paulo

Duração: 70 min / Recomendação etária: Livre

Dia 06 de junho (SÁB) às 21h e dia 07 de junho (DOM) às 18h

Sesc Santana - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *



HARU - A PRIMAVERA DO APRENDIZ (Pernambuco, Brasil) Rapha Santacruz - Inédito em São Paulo

Duração: 50 min/ Recomendação: 4 anos

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 12h

Sesc Bom Retiro - Teatro - Ingresso: R$ 25 | R$ 12,50** | R$ 7,50 *





Intervenções

RITUAL DAS ESFERAS (Uruguai/ Brasil) Jorge Ribero e Zuza Magalhães
Duração: 15 min/ Recomendação: Livre - Grátis

Dia 29 de maio (SEX) às 20h - Sesc Pinheiros - Foyer do Teatro
Dia 30 de maio (SÁB) às 19h - Sesc Belenzinho - Área de Convivência

Dia 31 de maio (DOM) às 16h - Sesc Bom Retiro - Praça de Convivência

Dia 04 de junho (QUI) às 17h - Sesc Vila Mariana - Praça de Eventos
Dia 05 de junho (SEX) às 20h - Sesc Pompeia - Rua Central
Dia 06 de junho (SÁB) às 20h - Sesc Santo Amaro - Convivência
Dia 07 de junho (DOM) às 17h - Sesc Consolação - Foyer do Teatro

CIRCO DEL MONDO (São Paulo, Brasil) Coletivo Caldeira
Duração: 40 minutos / Recomendação: Livre / Grátis

Dia 30 de maio (SÁB) às 15h - Sesc Interlagos - Sede Social

Dia 31 de maio (DOM) às 16h - Sesc Pinheiros - Praça de Eventos

Dia 04 de junho (QUI) às 16h - Sesc Santana - Área de Convivência

Dia 05 de junho (SEX) às 14h - Sesc Itaquera - Praça de Eventos

Dia 06 de junho (SÁB) às 19h - Sesc Santo André - Área de Convivência

Dia 07 de junho (DOM) às 16h - Sesc Vila Mariana - Praça de Eventos

TINTA EM MOVIMENTO (Brasil/ Espanha) Bárbara Francesquine
Duração: 15 min / Recomendação: Livre / Grátis

Dia 30 de maio (SEX) às 14h30 - Sesc Osasco - Espaço de Brincar

Dia 31 de maio (SÁB) às 14h30 - Sesc Interlagos - Sede Social

Dia 01 de junho (SEG) às 14h – Sesc Carmo - Praça da Liberdade
Dia 04 de junho (QUI) às 14h - Sesc Itaquera - Praça de Eventos

Dia 07 de junho (SEX) às 14h30 - Sesc Campo Limpo - Praça



TUDO SE ENCAIXA (Minas Gerais, Brasil) Lumineiro
Duração: 15 min / Recomendação: Livre / Grátis

Dia 02 de junho (TER) às 19h - Sesc Bom Retiro - Praça de Convivência
Dia 03 de junho (QUA) às 19h - Sesc Santo André - Foyer do Teatro
Dia 04 de junho (QUI) às 14h30 - Sesc Campo Limpo - Praça 
Dia 04 de junho (QUI) às 17h - Sesc Santo Amaro - Convivência
Dia 06 de junho (SEX) às 11h30 - Sesc Belenzinho - Área de Convivência
Dia 06 de junho (SEX) às 18h - Sesc Consolação - Foyer do Teatro
Dia 07 de junho (SÁB) às 13h - Sesc Santana - Área de Convivência
Dia 07 de junho (SÁB) às 17h - Sesc Pompeia - Rua Central



Atividades Formativas


WORKSHOPS - Inscrições de 13 a 22 de maio pelo e-mail: circos2015@sescsp.org.br

O e-mail deverá conter nome, RG, telefone, idade e o nome do workshop no título, bem como carta de intenção e breve currículo. Os selecionados serão informados por e-mail. A inscrição será efetivada somente após e-mail de confirmação do Sesc.



· M DE METÁFORA (ROBERTO MAGRO - ITÁLIA)

Dia 29 de maio (SEX) das 14h às 18h e dia 30 de maio (SÁB) das 10h às 18h - Sesc Consolação - Sala Ômega

Valor: R$ 17,00/ R$ 8,50 ** / R$ 5,00 * - 25 vagas. Recomendação: 18 anos



· LABORATÓRIO DE CRÍTICA EM CIRCO

Dias 02 e 03 de junho (TER e QUA) das 10h às 18h - Centro de Pesquisa e Formação - Sala 3

Valor: R$ 30,00/ R$ 15,00 **/ R$ 9,00* - 30 vagas. Recomendação: 18 anos



· HOMO STUPIDENS (PIERRE BYLAND/ CIE LES FUSAINS - SUIÇA)

Dias 02, 03 e 04 de junho (TER, QUA e QUI) das 10h às 18h - Sesc Vila Mariana - Sala 3/ 6º andar - Torre A/ Auditório

Valor: R$ 17,00/ R$ 8,50 **/ R$ 5,00 * - 30 vagas. Recomendação: 18 anos



· A CIRCONFERÊNCIA SOBRE O MASTRO (CIE LA SCABREUSE - FRANÇA)

Dias 02, 03 e 04 de junho (TER, QUA E QUI) às 10h e às 17h - Sesc Santo André - Teatro

Valor : R$ 17,00/ R$ 8,50 ** /R$ 5,00 * - 25 vagas. Recomendação: 18 anos



· PRINCÍPIOS EXCÊNTRICOS (AVNER THE ECCENTRIC - ESTADOS UNIDOS)

Dias 03, 04 e 05 de junho (QUA, QUI e SEX) das 9h30 às 13h30 - Sesc Bom Retiro - Teatro

Valor: R$ 17,00/ R$ 8,50 **/ R$ 5,00 * - 20 vagas. Recomendação: 18 anos



· A CIRCONFERÊNCIA SOBRE O ARAME (CIE LA SCABREUSE - FRANÇA)

Dias 06 e 07 de junho (SÁB e DOM) às 10h e às 17h - Sesc Santo André - Teatro

Valor: R$ 17,00/ R$ 8,50 **/ R$ 5,00 * - 20 vagas - Recomendação: 18 anos



ENCONTROS - Inscrições de 13 a 22/5 pelo e-mail circos2015@sescsp.org.br

O e-mail deverá conter nome, RG, telefone, idade e o nome do workshop no título, bem como carta de intenção e breve currículo. Os selecionados serão informados por e-mail. A inscrição será efetivada somente após e-mail de confirmação do Sesc.



DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Dia 01 de junho (SEG) às 16h - Sesc Consolação

Valor: Grátis - 60 vagas. Recomendação: 18 anos



CONEXÕES CRIATIVAS - Mediação de Raquel Rache

Dias 02 e 03 de junho (TER e QUA) das 16h às 19h - Sesc Consolação

02 de junho (TER) - 16h >> Canadá e Suécia/ 19h >> Brasil, França e Espanha

03 de junho (QUA) - 16h >> México e Palestina/ 19h >> Argentina e Portugal

Valor: Grátis - retirada de senha 1h antes - 30 vagas. Recomendação: 18 anos


MESAS
MESA 1: OS CAMINHOS DO PROFISSIONAL DE CIRCO HOJE

Dia 30 de maio (SÁB) às 17h - Bom Retiro - Sala de oficinas

Valor: Grátis (Retirada de senha 1h antes) - Recomendação: Livre - 30 vagas


MESA 2: PERSPECTIVAS E CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CIRCO NO BRASIL

Dia 01 de junho (SEG) às 11h - Sesc Consolação - Teatro

Valor: Grátis (Retirada de senha 1h antes) - Recomendação: Livre - 150 Vagas

MESA 3: O CIRCO COMO PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO LOCAL

Dia 03 de junho (QUA) às 17h30 - Sesc Bom Retiro - Teatro

Valor: Grátis (Retirada de senha 1h antes) - Recomendação: Livre - 150 vagas


MESA 4: O ESPAÇO DO PALHAÇO NO CIRCO CONTEMPORÂNEO

Dia 05 de junho (SEX) às 18h - Sesc Santana - Deck do jardim

Valor: Grátis (Retirada de senha 1h antes) - Recomendação: Livre - 60 vagas



Programação sujeita a alterações




SERVIÇO

Circos ­- Festival Internacional Sesc de Circo

Endereços:

Sesc Belenzinho. R. Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, 2076-9700.

Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, 3332-3600.

Sesc Campo Limpo. R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Parque Arariba, 5510-2700.

Sesc Carmo. R. do Carmo, 147, Centro, 3111-7000.

Sesc Consolação. R. Dr. Vila Nova, 245, V. Buarque, 3234-3000.

Sesc Interlagos. Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, 5662-9500.

Sesc Itaquera. Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Itaquera, 2523-9200.

Sesc Osasco. Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores/Osasco, 3184-0900.

Sesc Pinheiros. R. Paes Leme, 195, Pinheiros, 3095-9400.

Sesc Pompéia. R. Clélia, 93, Pompeia, 3871-7700.

Sesc Santana. Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, 2971-8700.

Sesc Santo Amaro. R. Amador Bueno, 505, Santo Amaro, 5541-4000.

Sesc Santo André. R. Tamarutaca, 302, Vila Guiomar/Santo André, 4469-1200.

Sesc Vila Mariana. R. Pelotas, 141, Vila Mariana, 5080-3000.

Centro de Pesquisa e Formação. R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista, 3254-5600.



INGRESSOS

R$ 25,00 Inteira/ R$ 12,50 Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante/ R$ 7,50 Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes (Credencial Plena)

Grátis Crianças até 12 anos dependentes de trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc.

A venda de ingressos terá início no dia 21/5, às 14h, nas bilheterias da rede Sesc. Formas de pagamento: Dinheiro, cartões Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro, Redeshop, Diners Club International, Aura e American Express (cartões de crédito somente à vista), cheque (à vista) e Vale Cultura.



WORKSHOPS

R$ 17,00 Inteira/ R$ 8,50 Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante/ R$ 5,00 Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes (Credencial Plena)
Inscrições de 13 a 22 de maio pelo e-mail: circos2015@sescsp.org.br

O e-mail deverá conter nome, RG, telefone, idade e o nome do workshop no título, bem como carta de intenção e breve currículo. Os selecionados serão informados por e-mail. A inscrição será efetivada somente após e-mail de confirmação do Sesc.



LABORATÓRIO DE CRÍTICA EM CIRCO

R$ 30,00 Inteira/ R$ 15,00 Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante/ R$ 9,00 Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes (Credencial Plena)



MESAS DE DEBATES E CONEXÕES CRIATIVAS

Grátis, com retirada de ingresso 1h antes


DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Grátis

Inscrições de 13 a 22 de maio pelo e-mail: circos2015@sescsp.org.br

O e-mail deverá conter nome, RG, telefone, idade e o nome do workshop no título, bem como carta de intenção e breve currículo. Os selecionados serão informados por e-mail. A inscrição será efetivada somente após e-mail de confirmação do Sesc.



Comprovantes, nos casos de ingressos com desconto: credencial plena do Sesc, carteirinha de estudantes (UMES, UBES), ou carteirinha escolar do ano ou semestre em vigor, ou comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade; carteira funcional ou holerite para servidor de escola pública; comprovante de aposentadoria e documento de identidade (pessoa com mais de 60 anos)





RECOMENDAÇÃO ETÁRIA

Confira antecipadamente a classificação indicativa de cada atividade.



VARIAÇÕES CLIMÁTICAS

Atividades apresentadas ao ar livre poderão ser alteradas, realocadas ou canceladas em caso de chuva, ventania ou outras variações climáticas que prejudiquem suas execuções. Informe-se em sescsp.org.br/circos ou na unidade da atividade.





Márcia Marques / Canal Aberto Assessoria de Imprensa




  • Aproveite a oferta exclusiva do Hotel Urbano para o Rock In Rio 2015!



  • Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Arquivo

    Mais populares

    Popular na semana