ESCOLAS MUNICIPAIS ABRIRAM SUAS PORTAS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL GRATUITA

Ação do Programa Ocupa Escola aconteceu nas zonas Norte e Oeste do Rio

Rio de Janeiro (RJ) - Nos dias 29,30 e 31 de maio, oito escolas da rede municipal de ensino abriram suas portas com intensa programação cultural gratuita para a comunidade. É ação do Programa Ocupa Escola que transforma 11 escolas cariocas em equipamentos públicos de cultura para estudantes, professores e o público em geral.

A programação valoriza os artistas locais de bairros das zonas norte e oeste do Rio, e oferece uma variedade de atividades de arte e cultura, como apresentações de shows de samba, MPB, hip hop, dança de rua, contação de histórias, talk show, peças de teatro, além de workshops de percussão, bateria, grafite, isoporgravuras, rodas culturais, exposição de fotos e muito mais.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público.

Confira abaixo a programação de cada escola:


29 de maio - Sexta

Escola Municipal Palacete Princesa Isabel – Santa Cruz – 12h – 17h
Endereço: Rua das Palmeiras Imperiais 135, Santa Cruz

O público criou uma peça de teatro, a partir de técnicas de improviso, com a companhia D’Improviso e assistiu a encenação do Auto da Camisinha, voltada para a educação sexual de jovens. Houve workshop com a Cia Expresso Break, de hip hop, com demonstração de dança de rua e apresentações, além de artistas que fizeram números circenses, contação de histórias e o DJ Suricato tocou durante todo o evento.


30 de maio – Sábado

Escola Municipal Maranhão – Pilares – 10h às 15h
Endereço: Av. João Ribeiro 389, Pilares

A programação fez uma homenagem aos 450 anos do Rio. O evento contou com oficinas de Isoporgravura, Arquitetura, com maquetes do Rio Antigo, apresentações de Ballet, Hip-Hop, Cinema, Grafite, exposição de fotos que confrontam o Histórico e Moderno no Centro da cidade, além de instalação de Arte Contemporânea e exposição de pinturas de artistas locais.
A ocupação também contou com a apresentação da cantora Elis Loassy, entoando as belezas do Rio.



Escola Municipal Clotilde Guimarães – Maré – 14h às 19 h
Endereço: Av. Brasil – passarela 10

A escola foi um espaço aberto para a cultura urbana, com show da Banda AntiÉicos, lançando sua mix tape com a participação de diversos Mcs, DjTamy, Delacruz Mc em seu show acústico, os Descolados (Grupo de passinho da comunidade do Fumacê), Bonobando, coletivo teatral residente da Arena Carioca Dicró, microfone aberto ao público, poesia e muito mais!


Escola Municipal Desembargador Montenegro – Vila Kosmos – 14h – 19h
Endereço: Estr. Vicente Carvalho, 1086, Vila Kosmos

Dupla de palhaços, shows musicais, apresentações teatrais e grupos de dança do bairro.


Escola Municipal Coelho Neto – Ricardo de Albuquerque -14h – 19h
Endereço: Rua Umbuzeiro, 455 - Ricardo Albuquerque


Apresentações de hip hop, show de samba e contação de histórias.


Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro – Campo Grande – 14h – 19h
Endereço: Av. Paulo Afonso, S/N - Mendanha - Campo Grande


A escola se tornou um feirão cultural onde artistas de diferentes gêneros se apresentaram simultaneamente. Grafite, workshop de malabares, percussão e bateria, apresentação de manobras de skate do coletivo Vida Longa Skateboarding, batalha de conhecimento, dança de rua com a presença da Irmandade da Dança. Show com Frank Oliveira com violão, gaita e voz, grupo de capoeira e muito mais.



Escola Municipal Henrique Magalhães – Bangu- 12h às 17h
Endereço: Rua da Fábrica, 235, Bangu

Show com a Banda Seven com música pop, Grupo Aliança Z.O, workshop de pintura, grafite, batalha do conhecimento, rodas culturais e muito mais.



31 de maio – domingo

Escola Municipal ItaloZappa – Vargem Pequena – 14h – 19h
Endereço: Estr. dos Bandeirantes 11.127 - Vargem Pequena – Conjunto Bandeirantes

Roda de Capoeira e Maculelê, show de Percussão e Flauta, pista com DJ e duelo de dança, Hip-Hop, artistas circenses, apresentações Musicais, bandas e muita arte para todos!

Sobre o Ocupa Escola

O Ocupa Escola torna 11 escolas municipais em “equipamentos públicos de cultura”, com programação artística gratuita a cada 15 dias para professores, estudantes, comunidades e o público em geral. O programa é desenvolvido pela ONG Arte de Educar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir de uma proposta do movimento Reage Artista.



Flávia Domingues / Efe+





  • Aproveite a oferta exclusiva do Hotel Urbano para o Rock In Rio 2015!



  • Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Pesquisar este blog

    assine nossa newsletter!