Pular para o conteúdo principal

Programação/ Exposição

Exposição sobre São Jorge termina na próxima sexta

Imagem: Raimundo Rodriguez

Quem quiser conferir a mostra Salve São Jorge 23 no Espaço Imaginário, no Lapa Café, deve se apressar pois ela termina na próxima sexta (07).  A exposição, que fica em cartaz todos os dias de 10h às 21h,  reúne cerca de 80 obras de vários artistas plásticos como Carlos Borges, Marcio Zardo, Maurício Santos, Karla Gravina e Josete Cherene.
O Sete Artes entrevistou um dos expositores, o artista visual Carlos Borges. A obra em exibição é o número 26 da série Meu/Nosso referencial, que o artista realiza desde o ano passado e pretende que chegue ao número 100. Em entrevista ao jornal Carlos explicou a obra:
"Uso as letras das palavras do título ligando uma cor (vermelha, azul ou amarela) a cada palavra e fazendo variações (dos tipos de veremelhos ou azuis ou amarelos de letra para letra) e do local da colocação das mesmas no plano da tela. Pinto cada letra com tinta acrílica bem transparente, em uma técnica que se aproxima da aquarela. Assim as cores vão se sobrepondo e gerando novas cores e novas formas", explicou Carlos Borges.
Obra da série Meu/Nosso Referencial está em cartaz na exposição Salve São Jorge 23
Imagem: Carlos Borges
Carlos acresecenta ainda que a pintura explicita o próprio ato de pintar:
"Essa pintura dá continuidade à minha pesquisa. Seu título se refere ao próprio processo de pintar e ao fato de que durante a construção (feitura, pintura) de um quadro enquanto estou pintando sou o único a quem o quadro pertence, o único a tomar decisões e a colocar ou não meus referenciais (que me levaram a pintar) e ao fato de que terminado o quadro, ele pertence (visualmente) a todos que o olharem. seu julgamento já não depende do meu referencial. Essa é a questão pretexto para ter o prazer de pintar e ver surgirem formas e cores sem muito controle...", enfatiza o artista visual.
No final da entrevista, Carlos Borges afirma que não quer pessoas indiferentes a sua obra:
"Espero que seja visitada, que as pessoas vejam e gostem ou detestem mas que não fiquem indiferentes quanto ao meu trabalho", finalizou Carlos.
O Espaço Imaginário fica na Lapa: Avenida Gomes Freire, n° 457 
Confira também:
EncurtaNET
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

A origem do Modernismo brasileiro, por chandra santos

"Abaporu": obra deu origem ao Movimento Antropofágico
Imagem: Tarsila do Amaral
As ideias surrealistas vieram para o Brasil na década de 1930 e foram absorvidas pelo movimento Modernista. A pintora Tarsila do Amaral e o escritor Ismael Nery foram os mais influenciados. Além deles, a escultora Maria Martins, o pintor pernambucano Cícero Dias, o poeta Murilo Mendes e os escritores Aníbal Machado e Mário Pedrosa também acrescentaram elementos surreais em suas obras.
A Semana de 22 foi o ápice do movimento Modernista no Brasil. Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral são algumas das personalidades que estiveram presentes no evento ocorrido nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. Considerada um marco na arte brasileira, por propor a ruptura com o passado, a Semana de 22 revolucionou a Literatura, a música, a pin…

"A Aventura Surrealista", por chandra santos

Já está à venda o livro "A Aventura Surrealista" , do ensaísta e artista plástico Sergio Lima. A obra conta a história e a influência do surrealismo na arte moderna brasileira, entre 1901 e 1920.
Quem se interessou pelo tema, pode adquirir a publicação anterior, de 1995, que aborda as vertentes formadoras do movimento surrealista. O artista pretende lançar mais duas obras: uma sobre os anos 1921-30 e outra com antologia do surrealismo no Brasil.

Imagem: Reprodução de Internet




Feliz Dia do Amigo

O Sete Artes deseja a todos um Feliz Dia do Amigo!!!!






 (Clique para ampliar)
Saiba a origem da data aqui.

Siga @chandrasantos no Twitter e retuíte frases de amizade para os seus amigos!
Imagem: Autoria Desconhecida





Curiosidades

O que são Belas Artes?
por chandra santos
Definir arte é uma tarefa complexa, que varia de acordo com as transformações culturais e o contexto histórico. Segundo o filósofo Charles S. Peirce, fundador da Semiótica, a principal função das artes é expressar os estados de consciência humana. Partindo dessa definição, terapeutas e psicólogos passaram a usá-las como parte de tratamentos. A psiquiatra brasileira Nise da Silveira fundou o "Museu de Imagens do Inconsciente" com obras feitas por seus pacientes durante a terapia ocupacional.

São consideradas Belas Artes: Arquitetura; Pintura; Escultura; Música; Literatura; Teatro e Dança; e Cinema. A divisão e o termo foram criados pelas academias de arte europeias, no século XVII, com o objetivo de separar as artes em duas classificações. Segundo artigo publicado na Wikipédia, eram consideradas, até o século XIX, como artes "superiores" as Belas Artes e como artes "inferiores' as Artes Aplicadas.

"As belas arte…

Programação/ Artes Visuais (SP)

Exposição PARAISO na Galeria André

Entre os dias 16/08 e 11/09, a Galeria André recebe a mostra PARAISO, inciando um novo ciclo do centro cultural. Participam da mostra André Crespo, Clarice Gonçalves, Eduardo Kobra, João César de Melo, Luiza Ritter, Marco Stellato, Paulo Queiróz, Rafael Resaffi e Rodrigo Cunha. A mostra tem curadoria de Sônia Skroski.
De acordo com release recebido pelo Sete Artes: "Artistas novos foram procurados com empenho, indicações, visitas aos ateliers, análise de obras, um verdadeiro garimpo. E desta procura foram selecionados 9 artistas que farão parte da exposição PARAISO. O tema abrange além do que nossa imaginação pode chegar. Os artistas vão expor obras inéditas, criadas especialmente para a mostra. A escolha dos artistas demonstra jovialidade das obras e dos artistas. O tema foi escolhido para proporcionar aos artistas uma performance peculiar e densa dentro do universo de cada um."
Conheça: texto: Assessoria de Imprensa da Galeria André
André Cresp…
EncurtaNET