Pular para o conteúdo principal

Ateliê da Imagem apresenta o renomado fotógrafo Eder Chiodetto em dois eventos imperdíveis!

Sexta Livre
“Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição”
Lançamento do livro eletrônico no Rio de Janeiro seguido de  palestra
Dia 6 de dezembro, 19h - Entrada Franca

Experiência Imersiva
Workshop “Anatomia de um Ensaio Fotográfico”
Dia 7 de dezembro, das 9h30 às 17h30 – vagas limitadas (ementa no site)

O renomado fotógrafo e curador Eder Chiodetto será o convidado especial do Ateliê da Imagem nos dias 6 e 7 de dezembro, participando do Sexta Livre e Workshop Experiência Imersiva.


Programação:
- Dia 6 de dezembro, às 19h,  ele participará da Sexta Livre com o lançamento do livro eletrônico, no Rio de Janeiro, Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição, seguida de palestra. Ele vai comentar o seu livro eletrônico recém lançado, sobre curadoria em fotografia. Contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2012, o livro mostra o percurso do curador nos últimos 10 anos. Na palestra a ser realizada no Ateliê da Imagem, Chiodetto falará do processo de construção de projetos expositivos em fotografia, mostrando exemplos de algumas das cerca de 60 mostras realizadas por ele no Brasil e no exterior. O livro eletrônico "Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição" pode ser baixado gratuitamente na home site www.ederchiodetto.com.br . O Ateliê da Imagem fica na Avenida Pasteur, 453, Urca ( 21 2541 3314).  

- Dia 7 de dezembro, Experiência Imersiva Anatomia de um Ensaio Fotográfico, das 9h30 às 17h30 (1 hora de intervalo).
Aberta as inscrições para fotógrafos profissionais ou amadores avançados com produção autoral em andamento, seja em fotografia documental ou de caráter experimental / artístico.

O curador e editor Eder Chiodetto fará uma abordagem, a partir de suas pesquisas, sobre o processo de construção de ensaios fotográficos. Serão mostrados ensaios de determinados autores que servirão de base para a discussão acerca de pesquisa de temas, repertório estético e conceitual, edição, ritmo, timing e objetivos, entre outras questões. Haverá Leitura aberta de portfólios dos participantes do workshop. Os conceitos comentados na primeira parte irão nortear a leitura dos trabalhos apresentados, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento e desdobramento dos ensaios ou projetos de ensaios.

Pré-requisitos: Cada participante deverá trazer até três ensaios acabados ou em andamento. Se não houver ensaios finalizados, trazer até 50 fotografias do acervo pessoal para discussão de edição. Pede-se que as imagens sejam levadas em cópias de trabalho, apenas como referência. Leitura de portfólio e edição em computadores não são funcionais.

Número de participantes: até 12 pessoas

Eder Chiodetto é mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. É autor dos livros Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Funarte - Ateliê Fotô, 2013) e O Lugar do Escritor (Cosac Naify, 2002), um dos vencedores do prêmio Jabuti 2004, além de coordenador editorial da coleção “Fotoportátil” (Cosac Naify), entre outros títulos. Atua como curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP e realiza, desde 2004, projetos autorais de curadoria para diversas instituições no Brasil e no exterior, tendo realizado até o momento cerca de 60 exposições. Em 2013 lançou, além do livro digital Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Funarte - Ateliê Fotô, 2013), os livros German Lorca (Cosac Naify) e Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), como organizador.

SERVIÇO
Sexta Livre convidado Eder Chiodetto “Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição” - Lançamento do livro eletrônico no Rio de Janeiro seguido de  palestra
Dia 6 de dezembro, 19h - Entrada Franca
. Experiência Imersiva  com  Eder Chiodetto “Anatomia de um Ensaio Fotográfico”
Dia 7 de dezembro, das 9h30 às 17h30 – 12 vagas (ementa no site)
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453, Urca

Texto: Assessoria de Imprensa


Cursos Online na Área de Informática
Cursos Online 24 Horas




Saiba mais sobre Chandra Santos: http://bit.ly/1bifsNS 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

A origem do Modernismo brasileiro, por chandra santos

"Abaporu": obra deu origem ao Movimento Antropofágico
Imagem: Tarsila do Amaral
As ideias surrealistas vieram para o Brasil na década de 1930 e foram absorvidas pelo movimento Modernista. A pintora Tarsila do Amaral e o escritor Ismael Nery foram os mais influenciados. Além deles, a escultora Maria Martins, o pintor pernambucano Cícero Dias, o poeta Murilo Mendes e os escritores Aníbal Machado e Mário Pedrosa também acrescentaram elementos surreais em suas obras.
A Semana de 22 foi o ápice do movimento Modernista no Brasil. Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral são algumas das personalidades que estiveram presentes no evento ocorrido nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo. Considerada um marco na arte brasileira, por propor a ruptura com o passado, a Semana de 22 revolucionou a Literatura, a música, a pin…

"A Aventura Surrealista", por chandra santos

Já está à venda o livro "A Aventura Surrealista" , do ensaísta e artista plástico Sergio Lima. A obra conta a história e a influência do surrealismo na arte moderna brasileira, entre 1901 e 1920.
Quem se interessou pelo tema, pode adquirir a publicação anterior, de 1995, que aborda as vertentes formadoras do movimento surrealista. O artista pretende lançar mais duas obras: uma sobre os anos 1921-30 e outra com antologia do surrealismo no Brasil.

Imagem: Reprodução de Internet




Feliz Dia do Amigo

O Sete Artes deseja a todos um Feliz Dia do Amigo!!!!






 (Clique para ampliar)
Saiba a origem da data aqui.

Siga @chandrasantos no Twitter e retuíte frases de amizade para os seus amigos!
Imagem: Autoria Desconhecida





Curiosidades

O que são Belas Artes?
por chandra santos
Definir arte é uma tarefa complexa, que varia de acordo com as transformações culturais e o contexto histórico. Segundo o filósofo Charles S. Peirce, fundador da Semiótica, a principal função das artes é expressar os estados de consciência humana. Partindo dessa definição, terapeutas e psicólogos passaram a usá-las como parte de tratamentos. A psiquiatra brasileira Nise da Silveira fundou o "Museu de Imagens do Inconsciente" com obras feitas por seus pacientes durante a terapia ocupacional.

São consideradas Belas Artes: Arquitetura; Pintura; Escultura; Música; Literatura; Teatro e Dança; e Cinema. A divisão e o termo foram criados pelas academias de arte europeias, no século XVII, com o objetivo de separar as artes em duas classificações. Segundo artigo publicado na Wikipédia, eram consideradas, até o século XIX, como artes "superiores" as Belas Artes e como artes "inferiores' as Artes Aplicadas.

"As belas arte…

Programação/ Artes Visuais (SP)

Exposição PARAISO na Galeria André

Entre os dias 16/08 e 11/09, a Galeria André recebe a mostra PARAISO, inciando um novo ciclo do centro cultural. Participam da mostra André Crespo, Clarice Gonçalves, Eduardo Kobra, João César de Melo, Luiza Ritter, Marco Stellato, Paulo Queiróz, Rafael Resaffi e Rodrigo Cunha. A mostra tem curadoria de Sônia Skroski.
De acordo com release recebido pelo Sete Artes: "Artistas novos foram procurados com empenho, indicações, visitas aos ateliers, análise de obras, um verdadeiro garimpo. E desta procura foram selecionados 9 artistas que farão parte da exposição PARAISO. O tema abrange além do que nossa imaginação pode chegar. Os artistas vão expor obras inéditas, criadas especialmente para a mostra. A escolha dos artistas demonstra jovialidade das obras e dos artistas. O tema foi escolhido para proporcionar aos artistas uma performance peculiar e densa dentro do universo de cada um."
Conheça: texto: Assessoria de Imprensa da Galeria André
André Cresp…